Na colagem, Neymar e seus supostos novos vizinhos no Jardim Pernambuco: Glória Severiano Ribeiro, Helio de la Peña (à esquerda), Maria Pia Marcondes Ferraz e Tati Torres (à direita) /Fotos: Reprodução e arquivo site Lu Lacerda
Sobre o suposto terreno comprado pelo atacante Neymar (atualmente jogando no Al-Hilal, da Arábia Saudita), na Rua Embaixador Graça Aranha, no Jardim Pernambuco, o condomínio de casas mais exclusivo do Rio. Na verdade, trata-se de um condomínio com cancela, o que pode até constranger um pouco, mas ninguém pode ser impedido de entrar: as ruas são públicas. O assunto ferve no grupo da associação de moradores, alguns quase arrancando os cabelos com pinça.
“Ninguém aqui está feliz, não é por causa do Neymar exatamente, mas do que ele traz junto a si, como festas, paparazzi, confusão”, diz uma moradora da rua ao lado, que não quer o nome publicado.
“Neymar é um grande jogador e que faz muita coisa pra caridade, acho bom para o condomínio. Tudo que ele fizer pra valorizar o Rio e o Brasil acho maravilhoso. Neymar ganha tanto dinheiro fora! Investir aqui é muito bacana, enquanto vejo tanta gente investindo no exterior. Que bom que o Brasil está voltando a ter bons negócios”, diz a catequista Glória Severiano Ribeiro, moradora há anos do Jardim Pernambuco.
“Não acho nada. Nem bom, nem ruim. Há quem ache que ele vai tocar o terror, há quem ache que ele vai valorizar o condomínio. Não tenho o menor preconceito com nenhuma profissão legal. Aqui existe um acordo de cavalheiros quando damos festas” diz a psicanalista Tati Torres, que mora a vida inteira no condomínio.
“Não sabemos se ele vai morar ou só investir num terreno. A associação é um lugar muito calmo e de pouco barulho; só espero que o Neymar saiba disso, caso venha morar mesmo”, diz Maria Pia Marcondes Ferraz, cuja casa é colada ao terreno.
“Estou achando ótimo o Neymar como vizinho; meus filhos já estão jogando altinha no quintal para esperar. Se alguém achava que rolava pagode lá em casa, agora é que vão saber o que é pagode. Espero ser convidado para a inauguração da casa”, diz o humorista Hélio de La Pena”, que se declara o único negro do condomínio.
“O que tem de certo até agora é apenas a solicitação do Nada Consta de débito para com a associação”, diz outro vizinho.
O que todo mundo quer saber, mesmo alguns vizinhos, é quem vem a ser Daniel Villar, o dono do terreno.
Atualização em 13/07, às 17h:
O jornalista Renato Krausz, sócio da Loures Consultoria, interlocutor do empresário Daniel Villar, esclarece: “O terreno não foi vendido, e o proprietário nunca teve nenhuma tratativa com Neymar ou qualquer representante do jogador. Se Neymar comprou ou está buscando um terreno no Jardim Pernambuco, não é esse”.