O paulistano Rafael Zimerman, 28 anos, sobrevivente dos ataques do Hamas de 7 de outubro, vai participar da 7ª edição do “Fest Rio” judaico, neste domingo (16/06), na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, como embaixador do Movimento PinForPeace, pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo. Rafael estava na edição israelense do festival Universo Paralello, quando os sinais da invasão começaram. Em busca de um espaço seguro, decidiu entrar num bunker próximo, projetado para 15 pessoas, mas que acumulou mais de 40; dessas, apenas nove sobreviveram. O brasileiro se fingiu de morto por cinco horas, enquanto terroristas atiravam e jogavam granadas, coquetel molotov e gás dentro da construção.
O antissemitismo disparou no Brasil em 2023 e se mantém elevado em 2024. Desde os ataques, as denúncias aumentaram mais de sete vezes: foram registradas 2.005 queixas do início do conflito até maio deste ano, contra 275 no mesmo período anterior, uma alta de 630%.
Na tenda cultural, com curadoria da StandWithUs Brasil, haverá debates sobre antissemitismo no mundo, discurso de ódio nas escolas e suas consequências, a guerra no Oriente Médio e relatos de Rafael, além de 70 barracas com pratos típicos, doces, roupas, atividades recreativas para crianças, workshops e shows com George Israel e convidados, Varda, Banda do Shomer, Banda Herut, Dani Flomin e convidados.
Foto: Reprodução