Até a próxima quarta (19/06), a Prefeitura vai instalar 21 câmeras 360º no Quadrilátero Cultural da Cinelândia, criado no ano passado — integração entre prédios históricos como Theatro Municipal, Cine Odeon, Biblioteca Nacional, Centro Cultural da Justiça Federal e Palácio Pedro Ernesto — tentando maior segurança na área. Oremos! .
A sensação de insegurança na região, especialmente à noite e nos fins de semana, é uma velha conhecida dos cariocas. Só este ano, por exemplo, a conhecida Banca do André, na praça da Cinelândia, foi invadida três vezes. Outras bancas da região e restaurantes também foram invadidos recentemente.
Carlo Caiado, presidente da Câmara, e um dos autores do projeto do Quadrilátero, foi quem pediu a instalação das câmeras, monitoradas pelo Centro de Operações Rio (COR) e compartilhadas com a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança (Civitas), lançada no início do mês, que usa imagens de câmeras do COR, da CET-Rio e, futuramente, de empresas de segurança.