Fotos do passado e de 2024 da Igreja de Santa Luzia, na Rua Santa Luzia, 490, no Centro. Construída por pescadores, no final do século XVI, em uma área afastada da localização atual, foi demolida e reconstruída nesse local, em 1752, e reformada em 1884. Por muitos anos, essa igreja ficou de frente para a praia de Santa Luzia, aterrada para abertura de ruas e construção de prédios já demolidos.
No interior do templo, foram entalhados três altares, cuja autoria é atribuída ao Mestre Antonio de Pádua e Castro, último mestre Rococó Brasileiro: altar-mor dedicado a Santa Luzia, um lateral de Nossa Senhora dos Navegantes, e outro de Santo Eloi, padroeiro dos ourives, datados de 1872. A fachada é caracterizada pela verticalidade definida por pilastras em cantaria, associadas a torres com sinos (a segunda torre foi erguida décadas depois da primeira). A lateral ganhou destaque com a demolição de imóveis vizinhos no passado.
Na sacristia, atrás da igreja, existiu, por muito tempo, uma fonte de água que era usada pelos devotos para se lavarem e rezar. Essa fonte secou após o desmonte do Morro do Castelo.