Pensando na relatividade de tudo (rsrsrsrs): seu fim de semana pode ser melhor que o do Trump, mesmo você não tendo, por exemplo, aquela cobertura espetacular no Trump Tower, na 5ª Avenida, com a vista mais esplendorosa de Nova York, e a certeza de que o elevador não vai parar em nenhum dos andares. Sim, sem parada, direto do térreo ao último andar. Você pode até não ter algo parecido (caso desejasse), mas também não está condenado em 34 crimes, como aconteceu com o ex-presidente americano nessa quinta (30/05). E pode ter mil outros programas como qualquer outro cidadão decente do mundo.
Aqui, uma sugestão: um encontro com alguém com mais química do que o sapateiro (os do Rio não costumam ser bons). Rsrsrrsrs.
E seguem alguns programas físicos
Entediado com o frio? Pega o balde de pipoca, bem grande, e acompanhe a treta Luana Piovani X Neymar: entretenimento puro. Já, para outros cariocas, só precisam se agasalhar — termômetros pelos 20 graus já são um bom programa.
Mas deve também ter passado na sua timeline o motivo do “roteiro” dessa novela e, se quiser defender um determinado lado, clica aqui pra votar contra a privatização das praias por empreendimentos. Ambientalistas alertam que a proposta pode comprometer a biodiversidade do litoral. Nem precisa ser gênio…
O sextou tá diferente: em vez daquele siricutico habitual, a vontade é permanecer debaixo do edredom, qualquer um; pode ser também aquele de pena do pescoço do ganso húngaro, ou sintético mesmo. Segundo o Climatempo, foi a madrugada mais fria do ano, com os 14,8 graus medidos na Vila Militar, na Zona Oeste — bom para os participantes da Maratona do Rio, que vão correr em provas até domingo (02/06), com clima ameno e zero de probabilidade de insolação. Sábado com céu de poucas nuvens e sem previsão de chuva; domingo, idem, mas chegando aos 30 graus. Outono no Rio, né, amor?
Ainda dá tempo de pegar a estrada e curtir a friaca na Região Serrana, com aquele clima de Alpes Suíços, abrir o tinto Petrus 2000, antecipar o Dia dos Namorados num chalé dos sonhos… As baixas temperaturas levaram muita gente pra lá, no feriadão; foram mais de 97% de ocupação hoteleira em algumas regiões, segundo a Associação dos Hotéis do Rio (ABIH).
Ícone gay, o americano Jake Shears, vocalista da banda Scissor Sisters, faz duas apresentações no fim de semana da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, ambas na “Festa Kevin”, no Rio, nesta sexta (31/05), no Zig Studio (Rua Sacadura Cabral, 154), e em SP, no sábado (01/06). Aos desavisados, a festa existe desde 2014, criada em SP, e conhecida pelos adeptos ficarem nus, o que não é uma obrigatoriedade e, para aqueles que adoram um nudismo, existe um dark room mais ousado. Que tal?
Aproveitando o Mês do Orgulho LGBT+ (cuja data é celebrada internacionalmente em 28 de junho), as comemorações são intensas no centro cultural QueeRIOca (Travessa do Comércio 16, Centro), recém-inaugurado no Arco do Teles, com peças, exposições, oficinas, festas e apresentações musicais. No sábado, das 10h às 18h, estreia da Feira Alvoroço, versão queer da Feira da Praça Quinze, e a realização de um KaraoQueer para soltar a voz.
Aos domingos, a partir das 17h, a boa é a roda Sambay, com Rodrigo Drade e sua banda tocando sambas e pagodes com convidados-surpresa, no Mourisco Mar, em Botafogo.
A festa “Baila Comigo”, criada em homenagem a Rita Lee logo depois de sua morte, pela jornalista Kamille Viola e os irmãos Luiza e Guilherme Scarpa, comemora um ano no Manouche, no Jockey, sábado, a partir das 22h. Além de muitos sucessos da rainha do rock, o trio toca outros hits de pop e rock.
Já abriu a sua carteira pelo RS? Se sim, continue abrindo e visite o site “Para quem ajudar”. Já se quiser curtir um som e ser solidário como consequência, vá ao “‘Juntos pelo Rio Grande do Sul – Jazz night”, com show de Pedro Quental, Ricardo Silveira, Zé Carlos Bigorna e mais músicos em show beneficente no Blue Note, em Copacabana, sábado, às 22h30.
Chega ao fim a 3ª edição do “Tim Music Rio”, na praia de Copacabana, no Posto 4, de graça. No sábado, Preta Gil convida Thiago Pantaleão, a partir das 16h, e, domingo, Iza convida Rael e Djavan.
Tomás Miranda, vocalista do bloco Simpatia é Quase Amor, recebe o músico Pedro Miranda para uma roda de samba em homenagem aos 130 anos de Ipanema, no Fórum de Ipanema, sábado, às 15h.
Começou a temporada forrozeira, que se estende, se duvidar, até agosto… Haja Elba Ramalho e Alceu Valença… A Junina da Lagoa acontece no Parque das Figueiras, na Lagoa, no sábado e domingo, a partir das 14h, com barraquinhas de doces, crepes, bolos, sorvete na chapa, cachorro-quente, pizza, sanduíches, drinques e muito mais…
Faça sexo, faça chuva ou faça sol, o teatro é um dos programas mais certos do Rio. “As crianças”, direção de Rodrigo Portella e com Analu Prestes, Mário Borges e Stela Freitas, reflete sobre a relação do ser humano com a passagem do tempo, na peça da inglesa Lucy Kirkwood, na Ecovilla Ri Happy, no Jardim Botânico, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
“Eu te amo”, com Juliana Martins e Sérgio Marone, com todo aquele talento físico, encenam o clássico de Arnaldo Jabor (1940-2022), sob direção de Leo Gama, no Theatro Municipal de Niterói, sáb e dom, às 19h.
“Gente de bem”, com texto de João Ximenes Braga e direção de Adriana Maia, encena situações típicas da classe média com a Cia. Comparsaria Teatral, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Humaitá, sábado e domingo, às 19h.
Em “Norma”, Guilherme Piva dirige Nívea Maria e Rainer Cadete sobre duas pessoas que, ao se encontrarem, têm suas vidas transformadas, no Teatro das Artes, Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Silvero Pereira, que falou à coluna na última semana, está em cartaz com “Pequeno monstro”, solo em que mistura as próprias histórias com relatos de outras pessoas, no Teatro Poeira, Botafogo, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Ex-primeiros bailarinos do Theatro Municipal, Marcelo Misailidis e Ana Botafogo dirigem o espetáculo “ST — Tragédias”, que reúne “Romeu e Julieta” e “Othello”, de Shakespeare, e poemas sinfônicos de Tchaikovsky, no Teatro Casa Grande, Shopping Leblon, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Outra muito boa no fimde é o cinema no sofá. Entre as novidades, está “Entrevista com o Vampiro”, nova adaptação do livro de Anne Rice em forma de série ambientada em 2022, com Jacob Anderson (“Game of Thrones”) como Louis de Pointe du Lac e Sam Reid (“The Newsreader”) como o vampiro Lestat. No Prime Video.
Em “Eric”, da Netflix, Benedict Cumberbatch interpreta um marionetista decidido a tornar uma criatura desenhada pelo filho pequeno em personagem de um programa infantil de televisão, para que o menino, desaparecido, retorne.
A produção britânica “Domina 2”, gravada na Itália, chega ao Max. Acompanha a vida de Lívia Drusila, mulher do imperador romano Caio Otávio, que se autodenominou Caio Júlio César Augusto, explorando sua ascensão ao poder e influência no império.
“Biônicos”, primeiro filme brasileiro de ficção científica da Netflix, acompanha Maria (Jessica Córes), uma atleta de salto em distância, que dedicou sua vida a treinar incansavelmente para chegar ao topo, mas acaba ressentida ao ver a ascensão de próteses biônicas, que mudam a realidade do esporte. O longa tem direção de Afonso Poyart e participação de Christian Malheiros, Klebber Toledo, Paulo Vilhena, Nill Marcondes e Danton Mello.
Foto: placa do banheiro do restaurante “Sardinha”, no Leblon.