Neste Maio Amarelo, movimento internacional por mais paz nas estradas, você diria que os cariocas e fluminenses são, no geral, pessoas gentis no trânsito? Enquanto muitas pesquisas mostram a população do estado como uma das mais felizes do mundo, o negócio muda quando estão atrás do volante. Segundo estudo da Preply, os habitantes do estado foram eleitos alguns dos mais grosseiros nas ruas e estradas; quando o assunto é agir de maneira hostil no trânsito, apenas os paulistas (que lideram o pódio dos “sem-educação”) superam o Rio, conforme destacaram 20% dos entrevistados. Na contramão do comportamento fluminense, seriam três os estados mais gentis: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Para entender o comportamento nas ruas, mais de 500 pessoas, de Norte a Sul, compartilharam suas experiências envolvendo a violência no trânsito, entre os insultos mais ouvidos. Dados recentes do Ministério da Saúde dizem que, a cada hora, cinco pessoas morrem no país por brigas de trânsito.
Ainda na pesquisa, de 7 em cada 10 pessoas já presenciaram agressões verbais no trânsito, percentual que muda para 48,4% quando o assunto diz respeito a ver situações de agressão física.