Na imagem, Caio Blat e Guel Arraes /Foto: Helena Barreto
Na quinta (23/05), às 20h, Caio Blat, Luellem de Castro e Mariana Nunes estarão no Cine Nova Brasília, no Complexo do Alemão, para a pré-estreia do filme “Grande Sertão”, dirigido por Guel Arraes, seguido de debate com diretor e elenco. “Tenho uma parceria antiga com o Cine Nova Brasília, sempre promovemos sessões e debates lá, com professores e estudantes, e esse filme não podia ser diferente. É um filme que retrata o que os moradores do Alemão passam todos os dias, e eles tem que ser os primeiros a assistir, se apropriarem do filme, caso se identifiquem”, diz Caio.
O longa transpõe a violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas de uma periferia urbana, cercada por muros gigantescos, em um tempo indeterminado. A história, em tom épico, segue a trajetória de Riobaldo (Caio), professor que ingressou no bando por amor a Diadorim (Luisa Arraes, que não vai poder estar no evento pelas gravações da novela das seis, “No Rancho Fundo”), um dos bandidos.
Também estão no elenco Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luiz Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellem de Castro (Nhorinhá). “Temos interesse por filmes brasileiros com potencial de gerar debates. A expectativa por ‘Grande Sertão’ é alta não só por ser um título baseado numa obra-prima da literatura brasileira, dirigida por Arraes, mas por ter sido adaptada para a realidade de uma periferia. Temos certeza de que o filme vai trazer ainda mais lucidez aos moradores do Complexo do Alemão”, comenta Wellington Luz, diretor-geral do GW Cinemas.
A estreia nacional será em 6 de junho. O longa recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes, na categoria Critic’s Picks, na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023.