Daniel Mattar, Antonio Bokel e Bebel Moraes /Foto: Luciana Pinto
O Rio, que ferve com eventos de arte, exportou — além dos milhares de moradores — o jeito especial de receber, como fez Bebel Moraes e Daniel Mattar nos seis anos da Brisa Galeria, no Chiado, em Lisboa, Portugal, nessa quinta (16/05).
Galeria lotada e clima de festa com a abertura da exposição “Passagem: Um Modo de Reconstrução”, um diálogo artístico entre Daniel Mattar e o convidado Antonio Bokel com curadoria de João Silvério. Bokel chegou à cidade no início de maio para produzir no atelier de Mattar. Bokel tem uma relação afetiva com Portugal, onde já fez algumas residências artísticas, mas é a primeira vez que expõe: “Levar a arte para outro país é um trabalho diplomático. Gera um intercâmbio cultural riquíssimo. Ao mesmo tempo que compartilhamos nossa visão de mundo, aprendemos com a visão do outro. Especialmente quando falamos da relação Portugal-Brasil, que é longa e intensa. Mas acho que é um momento bom para a arte brasileira em Portugal, um momento para repensarmos a história e a relação entre os dois países”, diz Bokel à coluna.
Entre convidados, artistas plásticos e personagens da cena cultural portuguesa. Sucesso foram as comidinhas do chef Pipo Cox, do Cooking For Friends, que criou um menu especial com referência nas obras do artistas. “Sentimos que estamos criando uma ponte entre Brasil e Portugal de intercâmbio criativo”, comenta Bebel.