Começa, nesta quarta (01/05), feriado do Dia do Trabalho, a 1ª edição do Festival Literário Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis), criada pelo jornalista Afonso Borges, no Palácio de Cristal. O evento vai até domingo (05/05), com a participação de acadêmicos da ABL, como Ana Maria Machado, Rosiska Darcy, Antônio Torres e Ailton Krenak.
Ana Maria Machado e a escritora Conceição Evaristo serão as autoras homenageadas. “As duas foram escolhidas pela grande contribuição à literatura, e, considerando que a literatura se integra à realidade, ambas também são mobilizadoras sociais”, diz a curadoria do Flipetrópolis. As homenagens começam com distribuição de sacos de pão com as poesias das duas autoras, escritas, e também um encontro entre elas. O patrono do festival é Juliano Moreira (1873-1933), fundador da Psiquiatria brasileira, um dos mais importantes pesquisadores negros de sua época e combatente do racismo científico, que escolheu Petrópolis para seus últimos anos.
Um prêmio de “Redação e Desenho”, lançamentos de livros e um festival de viola caipira também fazem parte do festival.
No dia 3, Rosiska conversa com Evaristo e a jornalista Eliana Alves Cruz, às 20h; em seguida, participa de uma sessão de autógrafos da “Revista Brasileira”; às 21h, a conversa é com Ana Maria Machado, Miriam Leitão e Jamil Chade.
No dia 4 de maio, às 20h, Ailton Krenak será entrevistado por Miriam e, no último dia, às 12h, Ana Maria participa do debate “Esse não pode? – A censura de livros nas escolas”, com Andrea Taubman, Alex Gomes e Ricardo Ramos Filho,terminando com sessão de autógrafos, às 13h.
Outros escritores estarão na feira com todos os livros lançados, como Edney Silvestre.
Momento para amar a literatura no outono, com tudo gratuito: clique aqui para a programação completa.