Uma forma de demonstrar empatia através da Comunicação Não Violenta (CNV) é praticar a escuta ativa e empática.
O primeiro passo é prestar total atenção ao que o seu interlocutor está dizendo, sem interrupções, julgamentos ou distrações. A intenção é estabelecer uma conexão de qualidade para gerar confiança e segurança psicológica, buscando compreender genuinamente como o outro está se sentindo.
O segundo passo é reconhecer e validar os sentimentos da outra pessoa, demonstrando que você entende como ela se sente.
Dizer apenas “eu te entendo” não costuma ser uma forma efetiva de fazer o outro se sentir acolhido e compreendido, de fato.
Em vez disso, sugiro reformular, com suas próprias palavras, o que a pessoa disse. Isso pode ser extremamente potente e fazê-la se sentir ouvida e compreendida.
Por exemplo:
— Pessoa A: “Eles são realmente inconsequentes! Decidiram sem mim e fizeram mudanças que vão me prejudicar e prejudicar a minha equipe!”
— Pessoa B: “Nossa! Imagino que você deve se sentir bem chateado com o fato de eles terem tomado decisões importantes em relação ao seu time, sem nem ter consultado você! Sinto muito.”
Recentemente, um aluno me perguntou: “Quais são as diferenças entre simpatia e empatia?”
A simpatia e a empatia são duas formas de responder aos sentimentos dos outros, mas com diferenças significativas.
A simpatia envolve sentir pena ou compaixão pelas dificuldades de alguém, sem necessariamente validar ou compreender totalmente esses sentimentos. Por outro lado, a empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo e compartilhando ativamente seus sentimentos e perspectivas.
Resumindo, a simpatia é mais sobre sentir compaixão, enquanto a empatia é mais profunda, envolvendo a capacidade de compreender e conectar-se emocionalmente com a experiência da outra pessoa.
Quando uma pessoa está sofrendo, o ideal é demonstrar empatia, não apenas ser simpático. A empatia gera um alívio no cérebro e age como um bálsamo no coração da pessoa que está com dor.
Por um mundo com mais empatia e menos sofrimento!
Boa semana!