O artista plástico carioca Marcos Chaves lançou seu novo livro, “It looked and I looked back” (Karen Marta Books, NY), nesta quinta (25/04), no espaço La Fab, de Agnès B., em Paris, onde fica a coleção de arte contemporânea, particular, digamos assim, da estilista, num prédio no 13º arrondissement., onde tem, além de artes plásticas, moda, design, livraria etc. Claro que Agnes tem trabalhos de Marcos Chaves.
O livro trata do ponto de vista do artista para coisas cotidianas que acabam se transformando, como a própria capa, que pode ser até a explicação do título, com duas gemas de ovo rodeada por claras batidas em quase neve, como se fosse uma figura ganhando vida com dois olhos e as sombras de um rosto. Em sua trajetória, Chaves joga com a luz e erotismo que revelam referências lúdicas à história da arte.
Marcos costuma usar seu olhar e, para não perder os registros, publica livros, como em janeiro passado, quando lançou “Bem-vindo ao Rio/ Welcome to NYC” (Família Editions), com 114 imagens feitas por ele propondo um diálogo entre a cidade brasileira e a americana, por meio do humor e de conexões gráficas e visuais — o livro vai participar da mais importante feira de livros de arte do mundo, a NY Art Book Fair (NYABF), da Printed Matter, entre esta quinta e segunda (25 a 28/04), em Nova York (Chelsea, 548 W 22nd St).