Virou lei: a tradicional feijoada da Tia Surica entrou para o calendário oficial de datas comemorativas do Estado, sempre no segundo domingo de novembro de cada ano. O projeto, apresentado pelo deputado estadual Dionísio Lins e sancionado pelo governador Cláudio Castro, nesta quarta (03/04), reconhece a sambista e sua famosa iguaria que, segundo a lei, também estimula o turismo, o lazer e o aquecimento da economia com a criação de postos de empregos e venda de produtos.
Aos 83 anos, além de ser conhecida pela voz com que canta os sambas, Iranette Ferreira Barcellos, a Tia Surica, se destacou ao servir sua feijoada em eventos da Portela por 17 anos. Foram mais de 2 milhões de pratos. A tradição da feijoada na escola começou com Tia Vicentina, mas foi resgata por Surica e, com a ajuda de colaboradoras, “as suriquetes”, o prato ficou famoso entre sambistas e personalidades.
No ano passado, Tia Surica realizou a edição de sua feijoada no Teatro Rival, na Cinelândia. A tradicional feijoada já havia, oficialmente, se tornado Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio, em 2021.