Cansados da falta de programas interessantes para pais e filhos, o casal Mariana Friedheim e Ian Costa, ela estilista e ele, fotógrafo, pais de dois meninos de 3 e 5 anos, resolveram criar a “Maquinaria”, todos os finais de semana de abril, no Instituto Brando Barbosa, no Jardim Botânico.
O casal Odaléa e Jorge Brando Barbosa não tiveram filhos e, depois da morte da colecionadora, grande personagem da sociedade carioca, em 2019, o casarão onde vivia e que ocupa um quarteirão inteiro do Jardim Botânico foi transformado em endereço de eventos e já recebeu a CasaCor, de arquitetura e decoração, e o coletivo de moda Carandaí 25. Desta vez, vai receber as crianças e suas famílias.
O casarão vai ser transformado por dentro e por fora, em seus 12 mil metros quadrados de jardim – serão quatro salas dedicadas a uma exposição de arte contemporânea e uma biblioteca do Harry Potter montada pela Rocco, entre outras atrações; na área externa, um palco para teatro infantil, personagens circenses, contadores de histórias, artes plásticas, degustação de vinhos em toalhas de piquenique. “O projeto nasceu de uma dor que era não ter evento de qualidade para juntar a família toda no Rio. Queremos que abril funcione como piloto de algo que pode se repetir várias vezes, com diferentes temas”, diz Mariana.