Depois da prisão dos envolvidos no assassinato de Marielle Franco – o deputado federal Chiquinho Brazão, seu irmão, conselheiro do TCE Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio, Rivaldo Barbosa –, o cientista político Maurício Santoro relembrou que o primeiro samba gravado no Brasil foi “Pelo telefone”, em 1916, que falava do conluio do chefe de polícia do Rio com o crime organizado.
A canção foi composta no quintal da casa da Tia Ciata, na Praça Onze, e trecho diz: “O chefe da folia, pelo telefone, mandou avisar que na Carioca tem uma roleta para se jogar”.
Segundo depoimento de Donga, um dos compositores da música, para o Museu da Imagem e do Som (MIS), “o chefe da polícia foi uma paródia feita pelos jornalistas de ‘A Noite’, que colocaram, em 1913, uma roleta no Largo da Carioca, para demonstrar a tolerância da polícia com o jogo. No mesmo ano, o chefe de polícia do Rio havia declarado que o jogo permaneceria liberado até que o governo resolvesse o contrário”. Que tal?
O nome de Domingos Brazão circulou nas investigações sobre o homicídio de Marielle e Anderson desde o início. Ele depôs em junho de 2018, sob suspeita de plantar informações falsas para atrapalhar o inquérito. Negou.
Os irmãos Brazão foram denunciados por Ronnie Lessa, cuja delação premiada foi homologada pelo STF, como mandantes do duplo homicídio.