A estátua de Ary Barroso (1903-1964), sentado a uma mesa em frente ao finado La Fiorentina (que se mudou para Ipanema), tem despertado um sentimento de compaixão nos cariocas que passam ali. Agora, o toldo externo foi retirado, tapume por toda a fachada, e a casa passa por obras, esperando o restaurante Boteco Rio’s.
Ary está ali desde 2002, escolhido pelo clima boêmio do restaurante, além de ter sido o bairro onde o compositor de marchinhas, sambas, xotes e choros morou por 40 anos. O estado das calçadas é péssimo, e moradores denunciam fios expostos em área externa — embora estejam encapados, têm causado medo nos vizinhos, já que, no fim de semana, um porteiro morreu eletrocutado, em Ipanema, depois de encostar em um poste.
O novo restaurante pode demorar a abrir porque qualquer alteração precisa da aprovação do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio, uma vez que o imóvel é tombado desde o ano passado e também faz parte do cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis da cidade. É preciso também preservar a fachada, paredes e colunas.