Uma pesquisa inédita da Riotur com a Embratur revelou o perfil dos turistas que passaram pelo Rio nesse verão: pessoas jovens em busca de sol, praia e descanso. 68% do público tinha entre 18 e 49 anos e 40% buscaram a cidade atraídos pelo clima tropical. Outros 21% responderam que vieram atrás de festas e, 20%, para outros roteiros culturais. O levantamento teve mais de duas mil respostas, dadas de forma voluntária por meio de um QR Code instalado em pontos turísticos da capital.
A pesquisa também mostrou que a maioria dos turistas permaneceu na cidade de um a cinco dias, o que, para a Riotur, indica uma tendência para estadas curtas, em busca de experiências rápidas e intensas. O público brasileiro veio principalmente de São Paulo e Minas Gerais, enquanto os gringos da Argentina e do Chile. Metade dos entrevistados deu nota 10 para a experiência no Rio.
“O resultado da pesquisa foi extremamente satisfatório. Além de reafirmar as potencialidades turísticas do Rio, o relatório nos possibilita a identificação de fluxo turístico, perfil e principais demandas. Informações fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, para a identificação de tendências, e elaboração de mecanismos que possibilitem aos turistas um melhor acolhimento e novas experiências”, diz Ronnie Costa, presidente da Riotur.