A concessionária Águas do Rio começa, nesta terça (11/03), o plantio de 13 mil mudas da espécie mangue-vermelho para recuperar os manguezais do Caju, na Zona Portuária, um dos pontos mais degradados da Baía de Guanabara. O local fica no entorno da Estação Alegria, maior unidade de tratamento de esgoto do estado, numa área de 46 mil metros quadrados, equivalente a oito campos de futebol.
Na primeira fase do projeto, que começou no ano passado, foram retiradas 70 toneladas de lixo, e o local foi cercado para evitar que detritos voltassem a se acumular; agora, as mudas serão plantadas para que o mangue se regenere. O mangue é um berço de peixes e crustáceos, desempenhando papel fundamental para a vida marinha e a qualidade da água do mar.
A Águas do Rio já desenvolve projeto semelhante na lagoa Rodrigo de Freitas: um time de profissionais da área ambiental se dedica à recuperação e proteção dos 7 mil metros quadrados de manguezal. Nesse tempo, algumas espécies de animais já retornaram ao ecossistema, como o colhereiro, o quero-quero e o socozinho, por exemplo.