Pra muita gente, o que realmente interessa no Oscar nem são os vencedores, mas a oportunidade de ver tantos artistas hollywoodianos num mesmo lugar, com chances de fazer críticas além do trabalho por trás das câmeras.
O crítico de cinema Filippo Pitanga foi além da live sobre os filmes: resolveu virar expert em figurino.
Masculinos
Não dá pra superar o look nu de John Cena. Nada mais a acrescentar; o único defeito foi o acessório…”, diz ele sobre o envelope que indicava o prêmio de melhor figurino. Tudo foi um truque — ele estava com um tapa-sexo.
“Segundo melhor look: o cachorro Messi, de ‘Anatomia de uma Queda’, e sua pelagem maravilhosa”, afirma sobre o Border collie, cujas cenas do aplauso fake foram gravadas antes de a maioria entrar no teatro, para não estressar o bichinho.
E segue:
“Sobre looks masculinos, pelos quais sempre anseio que quebrem os moldes, o mais elegante foi o Prada azul de Taylor Zakhar Perez (de vermelho, branco e sangue azul, e da série ‘Minx’).”
“Também amei o look descolado e sem botões de Ryan Gosling em Gucci! Ainda era preferível o lavanda, de edições anteriores.”
“A mesma coisa do look de Sami Liu, em Fendi, porém o mais lindooooo ali foi o broche — excelente ideia pra fechar o blazer em vez das velhas soluções tradicionais”.
“O paletó vinho de Ke Huy Quan em Giorgio Armani também foi um grande acerto: elegante, fora do padrão. Devo dizer que até os que escolheram o mais tradicional preto e branco conseguiram sair do óbvio nos cortes e silhuetas.”
“O indicado a ator coadjuvante por ficção e queridíssimo Sterling K. Brown (melhor revelação dos últimos anos na TV pro cinema, e que continue ganhando as telas por melhor atuação de lágrimas complexas da vida) só não foi minha escolha de look de casal favorito, com sua mulher, porque o que é Dwyane Wade acompanhando sua mulher, Gabrielle Union?!?!?! Lindemais o look P&B: corte, caimento, tudoooo.”
“Colman Domingo, indicado a melhor ator por ‘Rustin’, também estava elegantérrimo em Louis Vuitton.”
“Outro que esteve melhor do que em edições anteriores (com melhor ajustamento do que os ternos largos dos anos anteriores) foi Bradley Cooper, também em Louis Vuitton, só que com calça um pouco exagerada, tipo boca de sino anos 1970, mas lhe caiu bem.”
“E Riz Ahmed inova sempre, referenciando uma túnica mais longa.”
“Agora, gostaria de poder elogiar mais Dwayne ‘The Rock’ Johnson. Com cores fora do padrão, em Dolce & Gabbana, a roupa amarrotou toda, e o tecido acetinado ficou horroroso nos holofotes.”
Femininos
“Como arte, o melhor look da noite foi o de Ariana Grande — pura arte! A roupa é uma escultura, coisa linda! E ela está lá, representando a aposta de 2024 com o musical ‘Wicked’, que estreia em breve. A propósito, como no filme ela contracena com Cynthia Erivo, esta também foi com vestido bruxesco, realçando mangas à la ‘Pobres Criaturas’, que combinou com ela.
“Zendaya jamais erra: perfeita! Ícone! Que vestido lindo, no melhor estilo femme fatale ‘A Dama de Shanghai’!”
“Lupita Nyong’o, outra rainha fashionista perfeita, sempre acerta: azul-metálico com plumas e alças leves nos ombros. Perfeito.”
“Issa Rae, de ‘Ficção Americana’, também acertou na elegância sexy, com decote e fenda na perna, num metálico preto, caimento perfeito.
“Emma Stone, de ‘Pobres Criaturas’, pode parecer simples de longe, mas, de perto, o tom leve de menta, com mais volume numa cintura em evidência para um tomara que caia, ficou perfeita”.
“Michelle Yeoh, ganhadora do ano passado, foi de prata metálico. Embora fosse preferível que tivesse evitado alguns dos detalhes em preto, que pesaram um pouco, no geral, porém, ela ostenta bem.”
“Margot Robbie: linda sereia com outro tomara que caia e realce na cintura em preto-metálico.”
“Lily Gladstone, de ‘Assassinos da Lua das Flores’, trouxe ancestralidade nos detalhes de estampas azuis em meio ao preto do vestido.”
“Davine Joy, de ‘Os Rejeitados’: belíssima, com azul, mangas volumosas e capa, realçando corpos fora do padrão imposto por Hollywood com estilo!”
“America Ferrara, de ‘Barbie’, com melhor pink-metálico a representar Barbie até agora. Ao lado da cantora Billie Eilish, à la Britney gótica baby one more time (mas está mais leve que seu tradicional).”
“Sandra Huller, de ‘Anatomia de uma queda’, usou um pretinho básico, com ótima silhueta, e a ombreira vanguardista mais marcante até agora.” Fez seu nome pra carreira em Hollywood.
“Anya Taylor-Joy: sereia com cauda em camadas de detalhes, como uma armadura de escamas. Perfeita.”