numero:✓ Fim de semana de sol, aproveita para lavar o espírito no mar. O Climatempo diz “calor excessivo” e “expectativa de calor intenso”, embora os termômetros cheguem a modestos 29 graus. O céu vai estar aberto e o sol dando as caras.
numero:✓ Desses dias quentes que nem eu, nem você teremos saudade, que tal um programinha ao ar livre? Vá brindar a aniversariante desta sexta, a sua cidade, a mais linda do mundo, ao ar livre, já que vamos ter sol!
numero:✓ Todos unidos pelo medo do mosquito. Se você não está na fase nos-lençóis-macios-amantes-se-dão, pode correr na areia — o prazer pode não ser o mesmo, mas você vai gozar da mesma endorfina.
numero:✓ Ou pode parar de pensar naquelas bundas quase ofensivas que passam na praia, e vamos treinar na academia!
numero:✓ Comemorando os 459 anos do Rio, o Museu Histórico da Cidade terá uma série de atrações no fim de semana, no sábado, às 9h, por exemplo, com o projeto “Música na Praça”, feira de arte e gastronomia, e oficina de percussão (às 11h). Às 13h, roda de samba com Naldo Meneses e a banda Segundas Intenções, com repeteco no domingo (no mesmo horário), no Parque da Cidade, na Gávea.
numero:✓ Não bastassem as falsianes, a dengue, os espíritos infelizes, a gente tem que pensar nos escorpiões? Segundo a Secretaria de Saúde, nos primeiros dois meses deste ano, foram 86 casos de picadas, sendo 25 graves e 61 leves — só em Búzios, foram achados 200 escorpiões-amarelos. Que tal?
numero:✓ De amigo: “A única certeza nesta vida é que vou encontrar um post no Instagram de um ex-global, com crachá em punho, declarando que a emissora não renovou o contrato”.
numero:✓ No mês das mulheres, a 3ª edição do “Verão Mais Elas” na Praia de Ipanema, na altura do Country Club, com campeonato de futevôlei (das 8h às 17h) e show de Marvvila (19h). No domingo, depois de campeonato de beach tennis, a roda Samba que Elas Querem nas areias, às 17h30, e Sandra de Sá sobe ao palco às 19h. Sábado e domingo, das 8h às 20h30.
numero:✓ Rolando nas redes: “Meta pra este ano é ter a autoestima do Bambam e resolver os problemas com a mesma velocidade do Popó”.
numero:✓ Baco Exu do Blues apresenta seu terceiro álbum, “Quantas vezes você já foi amado?”, no Circo Voador, na Lapa, sexta e sábado, a partir das 20h.
numero:✓ De @Ocriador: “Você, que é contra a guerra entre Israel e Palestina, mas briga há 12 anos com o vizinho pela vaga de garagem: estou de olho!”
numero:✓ A cantora Badi Assad apresenta o show “Mulheres do mundo”, com participação da filósofa Viviane Mosé, no Blue Note, em Copa, sexta, às 22h.
numero:✓ Alcione segue a comemoração pelos 50 anos de carreira, no Qualistage, na Barra, sábado, às 21h30.
numero:✓ João Bosco abre as comemorações pelos 90 anos do Rival, na Cinelândia, sábado e domingo, às 19h30.
numero:✓ Luan Carbonari e Gabriel Rojas recebem Ceiça Moreno no show “Uma canção para Tom Zé”, em tributo ao tropicalista, no Manouche, no Jockey, sábado, às 21h.
numero:✓ Os palcos do Rio não param e têm de tudo: “A falecida”, com Camila Morgado, Thelmo Fernandes e Stela Freitas apresentam o clássico de Nelson Rodrigues em versão de Sergio Módena, 70 anos depois da primeira montagem, no Teatro Copacabana Palace, sábado, às 21h, e domingo, às 20h.
numero:✓ Acaba de entrar em cartaz “Um filme argentino”, tragicomédia escrita e dirigida por Michel Melamed, com a mulher, Letícia Colin, um casal que enfrenta dificuldades na relação, no Teatro Adolpho Bloch, Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ O humorista Fábio Porchat apresenta seu “Histórias do Porchat”, no stand-up sobre situações inusitadas vividas em viagens, no Teatro Multiplan, no VillageMall, sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
numero:✓ O musical “Kafka e a boneca viajante” reestreia no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h30, e domingo, às 19h, tendo à frente do elenco Alessandra Maestrini e direção de João Fonseca.
numero:✓ O monólogo “King Kong Fran”, comédia de Pedro Brício com Rafaela Azevedo, com temas como sexualidade e estereótipos associados à feminilidade, no Teatro Prio, no Jockey, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Yuri Marçal apresenta o stand-up “Me perdi no que eu tava falando”, no Teatro Riachuelo, Centro, no sábado, às 20h.
numero:✓ Em “A mulher aquela”, com direção de Karla Conk, Ruth Mezeck interpreta a palhaça Sassah na trama livremente inspirada na peça “Dias felizes”, de Samuel Beckett, no Novo Cine Teatro Joia, Copacabana, sábado, às 19h.
numero:✓ Zezé Polessa interpreta Nara Leão em “Nara”, musical com 13 canções, no Teatro Firjan Sesi, no Centro, sábado e domingo, às 18h.
numero:✓ A peça “As Loucas de Copacabana”, de Gugu Olimecha, faz as últimas apresentações sábado e domingo, às 18h, no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. A direção é de Pia Manfroni.
numero:✓ A Cia. LaMínima, fundada pelo ator Domingos Montagner (1962-2016), traz ao Rio a comédia “Ordinários”, que mistura elementos do teatro e do circo. O texto é de Newton Moreno e Álvaro Assad, que também assina a direção e a preparação mímica, no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ “Pasolini no deserto da alma”, com cena de nu frontal, como publicamos aqui, faz homenagem ao cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975), no Teatro Glauce Rocha, Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Renato Borghi, um dos fundadores do teatro Oficina, comemora 65 anos de carreira em “O que nos mantém vivos”, um mergulho na obra de Bertolt Brecht, dirigido por Rogério Tarifa, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Humaitá, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Sangue como groselha”, inspirados na obra de Nelson Rodrigues, com 22 atores que refletem sobre temas como adultério, ciúmes e preconceito, na sede da Cia. dos Atores, Escadaria Selarón, na Lapa, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Shirley Valentine”, comédia de Willy Russel, adaptada por Miguel Falabella, volta ao Teatro Casa Grande, no Leblon, com Susana Vieira dirigida por Tadeu Aguiar, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Tebas Land”, com direção de Victor Garcia Peralta, com os atores Otto Jr. e Robson Torinni, ganhou crítica de Cláudia Chaves. Está no Teatro Poeira, Botafogo, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Trupe”, como publicamos aqui, com coreografia e direção artística de Alex Neoral, da Focus Cia. de Dança, se apresenta em frente ao Museu do Amanhã, no sábado, às 14h e 16h.
numero:✓ “Circuito Salgueirense de Botequins”, com muito samba da roda do Quintal da Furiosa, no Andaraí, com quitutes do Bar da Frente, Momo, da Gema, Bode Cheiroso, Pescados na Brasa e Baixela, domingo, às 13h.
numero:✓ A Galeria Nara Roesler, em Ipanema, inaugurou a coletiva “Essa cidade ‘sempre’ maravilhosa’”, em homenagem a versos do sambista Ismael Silva (1905-1978) na clássica “Antonico”. São trabalhos de 12 artistas com temas ligados ao Rio.
numero:✓ Se quiser ficar a par dos concorrentes ao Oscar, o projeto “Village Movie Ar”, do VillageMall, na Barra, promove sessões gratuitas ao ar livre, com ingressos através do app Multi. Saiba a programação aqui.
numero:✓ Tem Rock Beer aos pés do Morro da Urca, na feira de gastronomia e música, sábado e domingo, das 13h às 22h.
numero:✓ No cineminha, entre as estreias da semana, estão o doc “Amanhã”, dirigido por Marcos Pimentel, retratando, 20 anos depois, como estão as crianças de realidades diferentes afetadas pelo rompimento da Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte; “Dias perfeitos”, longa de Wim Wenders que representa o Japão na corrida do Oscar de filme internacional; “Duna 2”, sequência da ficção dirigida por Denis Villeneuve, com Timothée Chalamet e Zendaya no elenco para dar continuidade; e “Eu, capitão”, dirigido pelo italiano Matteo Garrone e indicado ao Oscar de melhor filme internacional. No mais, clica aqui para outros títulos.
numero:✓ Para refletir: o tédio não te alcança; a inveja, você desconhece; tarja-preta não faz parte da sua vida; dinheiro em conta e hormônios gritando? Bom fim de semana, criatura!