O mercado imobiliário do Rio é altamente complexo. Em 2008, quando voltei ao Brasil, depois de 20 anos morando na Europa, comecei a procurar apartamento; pesquisava diariamente nas páginas dos Classificados dos jornais. Em 2018, quando cofundei a ASB Soluções Imobiliárias, com o sócio Eduardo Aranha, ela já nasceu digital e com trabalho remoto. No entanto, alguns paradigmas ainda persistem em pleno século XXI, mesmo com a inteligência artificial instalada no meio de nós – o difícil acesso a dados públicos é um deles.
Uma simples pergunta: “Por quanto foi vendido o seu imóvel?”, ainda soa como uma ofensa para algumas pessoas, uma invasão de privacidade.
Quando eu pergunto aos meus clientes, às vezes recebo como resposta: “Adriana, prefiro não revelar.” Ao que respondo que não tem problema, saberemos com alguns cliques, porque essa é uma informação pública.
Informar o valor de um imóvel vendido não deveria ser um incômodo, pelo contrário. Busca-se apenas o conhecimento de uma informação pública cuja resposta pode impactar positivamente o mercado. O RioM², criado por mim, é uma ferramenta inédita que traz informações sobre as últimas transações praticadas em cada rua da cidade. Foi concebido como uma resposta direta a essa questão, uma solução ao problema.
A reflexão sobre a quem serve a especulação ou o sigilo é fundamental. A transparência de dados não apenas beneficia compradores e vendedores, mas também contribui para um mercado mais justo, equilibrado e estável, gerando mais liquidez. Essas iniciativas representam uma evolução crucial, permitindo que informações antes restritas ou difíceis de acessar estejam disponíveis para todos.
Quando criei o RioM² para minha necessidade de corretora, quis que ele fosse gratuito e disponível para os sistemas iOS e Android. Com ele na mão, compradores e vendedores ficam sabendo quanto já foi pago pelo metro quadrado de apartamentos e lojas nos endereços de seu interesse.
O maior benefício do app é sua capacidade de educar o mercado com o conhecimento dos valores já realizados nas transações de compra e venda de imóveis no Rio. Ele mostra a realidade. Hoje, a maioria das transações ainda é conduzida com base em anúncios repetidos que divergem entre si, com informações e preços diferentes para um mesmo imóvel. Essa disparidade de valores confunde e desorienta todas as partes envolvidas na negociação.
Sem acesso a dados reais de negócios realizados em um determinado endereço, vendedores e compradores acabam tendo uma visão distorcida do mercado. Criam-se expectativas financeiras irreais; os negócios acabam travados. O RioM² traz informações reais de negócios fechados.
Por meio do uso inteligente de dados, é um termômetro real das oscilações do mercado imobiliário. O poder do conhecimento num click de transparência é revolucionário e civilizatório. E acaba com a contradição de que a informação pública deve ser sigilosa.
A inovação do RioM² reside não apenas na capacidade de disponibilizar informações sobre valores reais de imóveis, mas também na forma como essa tecnologia transforma dados complexos em conhecimento democrático para todos os envolvidos em uma transação de compra e venda. A transparência de dados no mercado imobiliário é um caminho sem volta. Esse tipo de acesso fornece uma visão abrangente e histórica do mercado imobiliário. Os tempos nublados estão com dias contados. Com mais transparência, o mercado imobiliário do Rio fica atrativo e seguro, inclusive para os investidores estrangeiros. Todos ganham.
Adriana Socci Barbosa nasceu no Leblon, cresceu no Leme e formou-se em Administração em Ipanema. Morou mais de 22 anos entre Nova York, Londres, Paris e no Principado de Mônaco. Especialista em marketing, trabalhou na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e enxergou de perto a necessidade de alojar e acomodar estrangeiros no Rio. Com ajuda de amigos e muito treinamento, desenvolveu o RioM² – o primeiro app que informa, em poucos segundos, gratuitamente, os preços reais dos imóveis vendidos na cidade. Fundou também a ASB Soluções Imobiliárias.