A chef Morena Leite, em viagem ao Japão, com o marido, o editor Julius Wiedemann, volta ao Brasil muito bem agendada. No dia 13 de março, começa uma nova turma do curso de Gastronomia Social e Sustentável, do Instituto Capim Santo (ICS) , fundado por ela através do projeto Cozinha do Amanhã, formação gratuita para pessoas mais vulneráveis. As inscrições estão abertas até o sábado (02/03). Em 13 anos, o curso já formou mais de 2.700 alunos em São Paulo, Itacaré, Trancoso (ambas na Bahia) e Rio; nesta edição, parceria com o Centro Universitário IBMR, que integra o Ecossistema Ânima.
São 200 horas de aulas práticas e teóricas, desde as técnicas mais básicas em gastronomia até algumas mais avançadas, com a produção de pratos regionais, sempre com olhar para o meio ambiente com controle dos resíduos produzidos em aula, do uso integral dos ingredientes e do desperdício zero de alimentos. “O Rio é a porta de entrada para os turistas estrangeiros no Brasil, e uma das cidades mais visitadas do mundo; por isso, o setor de hospitalidade e de gastronomia tem demanda por profissionais nessas áreas. Desde 2021, o ICS atua na favela da Rocinha; agora, estende a atuação e, tendo a parceria com a IBMR, podemos atender mais e mais pessoas”, diz Luccio Oliveira, presidente do ICS.
Além da estrutura do IBMR, o instituto conta com restaurantes parceiros, que direcionam os alunos para o mercado de trabalho. Estima-se que cerca de 80% deles seguem carreiras na área da gastronomia, como funcionários ou, até mesmo, como empreendedores.
Inscrições aqui no link.