Niterói está investindo pesado no turismo: neste sábado (24/02), às 10h30, a prefeitura assina um protocolo de intenções com a Embratur, com o presidente Marcelo Freixo, que nasceu em São Gonçalo, a 14km da cidade onde começou sua vida política, em 1986. O evento acontece no MAC, símbolo da cidade, com o prefeito Axel Grael, o secretário-executivo da prefeitura (e pré-candidato à prefeitura), Rodrigo Neves, e o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento.
Com 56% da sua área protegida por unidades de conservação, a cidade quer se transformar num polo turístico. Ainda em janeiro, a Neltur inaugurou o Observatório de Turismo, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Caminho Niemeyer, no Centro, usando novas tecnologias em parceria com a UFF para produzir dados que orientem tanto as decisões sobre políticas públicas quanto as de investimentos do setor privado.
A Neltur também quer construir um atracadouro na orla, para estimular o turismo pelo mar. “A taxa de ocupação nos meios de hospedagem, ao longo de todo o ano, gira em torno de 70%. Os principais atrativos turísticos são o MAC, com uma média de 160 mil visitantes por ano; a Fortaleza de Santa Cruz, com 50 mil; e o Parque da Cidade, com cerca de 300 mil. Queremos que o turista fique por mais tempo na cidade, oferecendo mais alternativas para a sua viagem. Só de trilhas, a cidade tem mais de 40 catalogadas ”, diz Bento.