Não bastam as destruições da vida real (monumentos, ruas, pedras portuguesas, violência etc.); agora, o Rio passou a ser atacado na ficção. Em rápida cena no trailer de “Godzilla e Kong: O Novo Império”, divulgada nessa quarta (14/02), os dois grandalhões, personagens rivais que vão trabalhar juntos a contragosto para salvar o mundo, se envolvem num combate na cidade carioca, mostrando uma cena com um raio atingindo a Baía de Guanabara, tendo o Cristo como fundo. Os internautas já piraram nas redes.
Parte das gravações mostrando uma praia no Rio foi feita na Gold Coast, na Austrália, ainda em setembro de 2022, com carros de polícia iguais aos da cidade, salva-vidas e barracas de coco. A cena também mostrava diversos banhistas correndo em direção à areia da praia.
O diretor é Adam Wingard, o mesmo de “Godzilla Vs. Kong” (2021), muito elogiado pela crítica especializada. No ano passado, Adam esteve no Brasil, para um painel sobre o novo filme no CCPX, em SP, cancelado depois de ele passar mal.
As filmagens incluindo o Rio na rota da destruição de metrópoles mundiais não são novidade, embora estejam em poucas produções. Em “2012”, a estátua do Cristo foi ao chão e, em 2017, banhistas foram congelados por uma onda fria numa praia no filme “Tempestade Planeta em Fúria” (2017), protagonizado por Gerald Butler, em 2014, ano de Copa, fazendo a sua “tempestade”. Bem antes, tivemos “O Incrível Hulk” (2008), numa cena em que ele enfrenta o exército dos Estados Unidos no Rio; para isso, usou efeitos especiais e cenários reais para criar a sequência de ação.
A cena no Rio a partir de 2 minutos e 14 segundos: