A prainha da Glória, que virou ponto do verão com águas cristalinas e seus cardumes de sardinhas e tartarugas, vai receber o “Glorioso Mergulho à Fantasia”, no domingo (18/02), na faixa de areia entre Marina da Glória e a Praia do Catete. Vai ter desfile, concurso de fantasias (para 20 concorrentes), jurados, premiações e banho de mar, retomando uma tradição carioca que costumava encerrar o carnaval, começando às 14h, com cortejo puxado por um bloco dos jardins do MAM.
Os banhos de mar à fantasia foram sucesso nos anos 1910 até os anos 1960, esses mais raros pela repressão da ditadura militar, que passou a perseguir e proibir os desfiles de diversos blocos e escolas. A festa era comum nas praias de Ramos, Ilha do Governador, Paquetá, Copacabana, Russel (Glória) e outras. As reformas urbanas dos anos seguintes também contribuíram para o apagamento da tradição, uma vez que muitas praias foram aterradas. Também existiram edições dos banhos em clubes esportivos e na piscina do antigo Hotel Glória.
A ideia do “Glorioso” foi de um grupo de produtores culturais cariocas saudosistas. De mudança, de lá pra cá, as fantasias que foram diminuindo e, basicamente, hoje só existem as calcinhas hot pants e os tops com alguma variação, ou seja, a roupa já é pronta pro mar.