A designer de joias Iolanda Figueiredo, idade secreta, virou modelo da agência 40º, de Sérgio Mattos, que já trabalhou com Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros e Cauã Reymond nos mais de 35 anos de carreira.
Na sua própria descrição na minibio nas redes sociais, ela diz: “Mineira radicada no Rio. Foi do céu ao inferno, tornando-se ícone fashion e símbolo de elegância no país. Embaixadora de Osho no Brasil”.
Nas fotos do portfólio como modelo, estão várias versões de Iolanda, a careca, usando as joias extravagantes e os turbantes e seus chapéus.
Iolanda, destacada no meio social desde a década de 1970 (então casada com o influente jornalista Sérgio Figueiredo), e a definição ao contrário “do inferno ao céu” pode ser entendida pelas noites frenéticas no Hippopotamus, no Régine’s e no Chez Castel, as casas noturnas de sucesso na época. Até que num dos momentos de detox — ela é ex-usuária de drogas como a maioria de suas contemporâneas —, já nos anos 1980, algo mudou e ela começou a tomar suco verde, a praticar ioga e depois que leu “Antes que você morra”, um dos mais de 600 livros escritos pelo guru indiano Bhagwan Shree Rajneesh, o Osho, nunca mais foi a mesma, daí vem o céu.
Encontrou Osho em duas ocasiões, na segunda, morou na casa do guru por um ano, quando a nomeou sua embaixadora no Brasil há quase 40 anos. Agora, sua energia está comprometida com a nova profissão.