Quatro banhistas ficaram feridas ao entrarem em contato com caravelas-portuguesas (animal marinho) na praia do Recreio, durante uma aula de bodyboard, no último fim de semana. Uma delas sofreu ferimentos mais sérios e foi hospitalizada porque um tentáculo ficou preso em sua perna; as outras três tiveram queimaduras mais leves.
Moradores do Recreio têm postado, em redes sociais, fotos de caravelas-portuguesas na praia, mostrando como são perigosas. Além disso, bombeiros hastearam bandeira roxa na areia, alertando para a presença de animais marinhos no local. Nesses casos, pode-se observar a aproximação de águas-vivas, caravelas, arraias e ouriços. E, apesar de não impedir que ali seja usado para banho, é necessário atenção e, se possível, entrar em outro trecho do mar.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o veneno da caravela-portuguesa fica mais concentrado nos tentáculos. O contato com a pele provoca dores fortes, queimaduras que podem até ser de terceiro grau. Em casos mais extremos, a toxina causa reações alérgicas graves, acompanhadas de arritmias e náuseas.
Ver essa foto no Instagram