A psicóloga Neide Magalhães lançou o livro “O fascínio da longevidade”, na Travessa do Shopping Leblon, nessa terça (23/01). Pelo IBGE, o número de idosos passou dos 15%, mas os 60+ continuam sofrendo etarismo. Para rebater os dados, Neide, 79 anos, cujo perfil no Instagram é “Dra. Longevidade”, fala como as mudanças nas últimas décadas foram fundamentais para o aumento da expectativa de vida.
“Através da minha paixão pelo ensino e pesquisa, conheci outros longevos. Vivi entre eles, fui professora de Psicologia e trabalhei no Programa de Educação Continuada, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Aprendi com muitos deles que existiam outras visões de mundo, muito diferentes daquelas de nossos avós. À medida que envelhecemos, desconhecemos nossos limites e potencialidades, e poucos percebem que estamos tendo uma segunda chance”, diz.
Neide é carioca, mas passou parte da vida em Minas (Juiz de Fora), onde estudou e virou professora de Psicologia do Centro de Ensino Superior (CES-JF) e também da UFJF, onde participou da fundação do curso de Psicologia.