Depois de conversar com o governador Cláudio Castro, o prefeito Eduardo Paes decidiu proibir o funcionamento da Feira de Acari em qualquer dia da semana, com decreto a ser publicado no DO nesta terça (23/01). “Não é aceitável que uma ‘feira’ repleta de produtos de origem desconhecida tenha seu funcionamento normalizado na cidade. O secretário delegado Brenno Carnevale (SEOP) já está orientado a se articular com as forças policiais para impedir a instalação da feira. Não custa lembrar que a origem desses produtos é toda do crime organizado”, disse Paes em suas redes.
Muitos vídeos da feira circulam nas redes sociais com vendedores anunciando produtos com preços muito abaixo do valor de mercado. Irregular, já foi apelidada de “robauto” por repassar peças de veículos roubados, além de TVs a preços também muito abaixo do habitual, até da fábrica, uniformes de clubes de futebol e “otras cositas más”.
A feira é tão conhecida pelas, digamos, irregularidades, que foi cantada num funk da década de 1990, tendo até um trecho que diz: “Numa loja na cidade, eu fui comprar um fogão/ Mas me assustei com o preço e fiquei sem solução/Quando ia desistir, um amigo me indicou a Feira de Acari…/ Ele disse que na feira, pelo preço de um bujão, eu comprava a geladeira, as panelas e o fogão…”