numero:✓ O carioca não tem um minuto de paz. Depois de uma semana sob tempestade ou reconstruindo o que foi perdido com as enchentes, qual a previsão do fimde? Chuva… de moderada a forte a partir da madrugada do sábado; no domingo, a aguaceira segue. É ou não é pra passar raiva?
numero:✓ Você não vai desfilar esse corpinho no calçadão e quase ser aplaudido com tanta beleza e nem precisar de chapéu pra proteger esse rosto lindo do sol.
numero:✓ Já agradeceu a São Sebastião do Rio de Janeiro? Mesmo sendo o purgatório da beleza e do caos, há quem não troque por nada. Entre as comemorações aos católicos, o Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, vai ter programação especial, no sábado, com missas de hora em hora, das 5h às 19h, sendo que a das 9h é com Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio.
numero:✓ A tradicional procissão sai da Tijuca às 16h, seguindo para a Catedral Metropolitana, no Centro, em caminhada de mais ou menos 5km.
numero:✓ Rolando na rede: “O Rio é eleito o 4º lugar mais quente do mundo, perdendo apenas para o sol, o inferno e o fogo no rabo de algumas pessoas.” Mas há quem ache, que de janeiro a março, não tem lugar melhor no mundo para estar.
numero:✓ O festival “Breaking do Verão” está na 3ª edição, numa arena montada na praia de Copa, altura da Princesa Isabel, dedicado ao estilo de dança que nasceu nas ruas de Nova York nos anos 1970, o hip hop. São 32 atletas do estilo, incluindo campeões da cena breaking, sábado, a partir das 10h, e domingo, a partir das 9h45. Só pra lembrar, a modalidade foi incluída nas Olimpíadas 2024 de Paris.
numero:✓ Vida de salão, conversa entre amigas esquiando em Aspen: “Pediu homem rico sete vezes na virada do ano?”. “E vou repetir no dia de Iemanjá”. Que tal?
numero:✓ A Casa da Glória faz a “Casa de Verão” como evento da plataforma “The Summer Hunter”, piscina liberada, exposição de artes, feira de empreendedores locais, aulões, música ao vivo e DJs, sábado e domingo, a partir das 9h. A programação está aqui.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Tem gente montando ombrelone em ruas movimentadas da Zona Oeste com o aviso ‘Aluga-se sombra – R$ 10 cada 15 minutos’. Considerando a sensação térmica de 59 graus a céu aberto, tá barato!”
numero:✓ ambém de Tutty: “Não é verdade que a polícia do Rio vá se utilizar de reconhecimento genital para identificar mijões e mijonas no carnaval de rua com base no banco de dados do OnlyFans e aplicativos afins. Relaxa!”
numero:✓ De sexta a domingo, das 12h às 22h, acontece a 11ª edição da “Tattoo Week Rio”, na Expo Mag, na Cidade Nova, com três mil tatuadores e piercers brasileiros e internacionais em 280 estandes. Ainda na programação, show do rapper Sain, filho do Marcelo D2 (sab, às 20h), roda de samba (dom, às 19h) e DJs. A entrada é custo zero para quem levar 2kg de alimento.
numero:✓ Mais um fimde de “Verão na Casa Firjan”, em Botafogo, com Feira Junta Local, atividades infantis e shows, sábado e domingo, a partir das 9h.
numero:✓ Que tal se desconectar do noticiário, que anda tão triste e pensar em carnaval? Anitta já está em maratona pré-carnavalesca e recebe convidados como Belo e MC Daniel, no Jockey, na Gávea, domingo, a partir das 15h.
numero:✓ Tem roda de samba do Bloco Beco do Rato, no bar da Lapa, no domingo, a partir das 11h.
numero:✓ No MAM, o sábado vai ser de folia com os blocos O Baile Todo (de funk), Calcinhas Bélicas (com sucessos de divas pop) e Orquestra Voadora, a partir das 12h.
numero:✓ No domingo, às 16h, no Aterro do Flamengo, próximo ao MAM, a Orquestra Voadora faz seu primeiro ensaio técnico, simulando o desfile que acontece no carnaval.
numero:✓ Um dos mais esperados é o “Chá da Rainha”, a primeira vez de Daniela Mercury num trio carioca, no megabloco Chá da Alice, domingo, a partir das 7h, na Av. 1° de Março, Centro.
numero:✓ O bloco Céu na Terra ensaia todos os domingos de janeiro na Fundição Progresso, na Lapa, com convidados e, esta semana, divide o palco com a Charanga Talismã, a partir das 11h.
numero:✓ No Aterro do Flamengo, domingo, a partir das 16h, Tambores do Olukum, na altura do Belmonte.
numero:✓ O bloco de funk Carrossel de Emoções sai sábado, às 7h, na Rua Primeiro de Março, Centro.
numero:✓ O bloco Chame Gente, inspirado na música de Moraes Moreira, com repertório com músicas de Bell Marques, Ivete Sangalo, Durval Lelys e mais, sai no sábado, a partir das 9h, na Orla de São Conrado, em frente ao Gávea Golf Club.
numero:✓ Os ensaios técnicos continuam na Sapucaí com as escolas do Grupo Especial e, no domingo, Paraíso do Tuiuti (às 19h30) e Salgueiro (às 21h). Veja aqui o que pode levar, como chegar etc.
numero:✓ Nos próximos três fins de semana, rola o “Verão Rio” nas areias de Ipanema e da Barra, com atividades esportivas e apresentações musicais ao ar livre, tudo de graça. Veja aqui a programação completa.
numero:✓ Enquanto a vizinhança está ardendo em carnaval, a banda finlandesa de metal Apocalyptica vem ao Rio pela primeira vez com a “The Cell-0 tour”, no Circo Voador, na Lapa, domingo, a partir das 18h30.
numero:✓ Arnaldo Antunes no Emiliano Rio, Copa, no sábado, a partir das 21h. Abertura com a DJ Nicole Nandes.
numero:✓ Áurea Martins e Ana Costa fazem um tributo a Jamelão dentro do projeto Sessão da Tarde Musical, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, sábado, às 16h.
numero:✓ A dupla Kleiton e Kledir faz show no Blue Note, em Copa, no sábado, às 20h e às 22h30.
numero:✓ O rapper Luccas Carlos, com participação de BK e Maui, lança o álbum “Dois”, no Circo Voador, Lapa, sábado, a partir das 20h.
numero:✓ Pitty leva a turnê “Admirável chip novo XX anos” ao “Rock no Morro”, no Morro da Urca, no sábado, a partir das 22h.
numero:✓ Mais um fimde do Universo Spanta, na Marina da Glória, na sexta, com Olodum (part. Margareth Menezes), Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo (part. Teresa Cristina), Black Rio (part. Luciana Mello e Negra Li), João Bosco (part. Xênia França) e A Cor do Som (part. Bebel Gilberto). No sábado, a mais esperada, Xuxa, além de Gloria Groove, Fat Family, Yago Oproprio, Abayomi (part. MC Tha), Beija-Flor e É o Tchan. A programação está aqui.
numero:✓ Bebel Gilberto já está recuperada da gripe que acabou com a sua semana, depois dos três dias de festa do casamento da estilista carioca Alix Duvernoy com o empresário espanhol Antonio Echavarria.
numero:✓ Salve São Sebastião! O padroeiro da cidade ganha programação especial no Museu Histórico da Cidade, na Gávea, com oficina de estandarte (10h30), cortejo (11h) e roda de poesia (14h), seguida por visita mediada às obras do MHC que traçam algum diálogo com o santo. Sábado e domingo, das 9h às 16h.
numero:✓ Em sua 9ª edição, a feira de vinil Gira Música chega ao salão de eventos da Catedral Metropolitana, com dezenas de expositores de discos e outras raridades musicais, além de estandes de gastronomia, DJs e uma exposição, no Centro (Av. República do Chile, 245), domingo, das 12h às 20h.
numero:✓ No teatro, “60 dias de neblina”, direção de Beth Goulart e texto de Renata Mizrahi, com Juliana Didone na peça sobre primeiros meses de maternidade, no EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Antes do ano que vem”, com Mariana Xavier dirigida por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos na comédia sobre mulheres que têm a vida conectada através da Central de Apoio aos Desesperados, no Teatro Adolpho Bloch, Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Andréa Beltrão continua com o monólogo “Lady Tempestade”, dirigida por Yara de Novaes, com os diários da advogada Mércia de Albuquerque (1934-2003), que defendeu presos políticos durante a ditadura, no Teatro Poeira, Botafogo, sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Clayton Nascimento está com “Macacos”, em que reflete sobre o racismo, no Teatro Léa Garcia, no Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Gustavo Klein revisita a obra do argentino Patrício Bisso em “Quem tem medo de Olga Del Volga?”, com a famosa personagem da década de 80, a sexóloga Olga Del Volga, com direção de Gilberto Gawronski, na Turma OK, no Centro (Rua dos Inválidos, 39), sábado, às 20h.
numero:✓ O musical “Djavanear — Um tanto flor, um tanto mais” estreou esta semana, com 40 músicas que homenageiam a obra do alagoano Djavan com elenco de vozes femininas, no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ Luisa Thiré e Carolyna Aguiar estão em “A inquilina”, dirigida por Fernando Philbert, no CCBB, no Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Intimidade indecente”, com Marcos Caruso e Eliane Giardini, reestreia sábado, às 20h, no Teatro Riachuelo, Centro. No domingo, às 18h.
numero:✓ Neste sábado, nova edição da arteterapia, com pintura conduzida pela artista visual Susi Cantarino, na área da piscina do Santa Teresa MGallery, em Santa Teresa, a partir das 17h30. Reservas no WhatsApp (21) 98509-6829.
numero:✓ O clube do Botafogo faz o “Festival de Cerveja Alvinegro”, no sábado, a partir das 12h, com rótulos artesanais, quitutes de boteco, música ao vivo e DJs, além da transmissão da partida contra o Bangu pelo Campeonato Carioca.
numero:✓ Chegam ao fim, neste fimde, as exposições “Ebó de conduta”, “Ausências na História”, “A invenção de si” e “Chão de terra”, no Centro Cultural Correios, só até sábado
numero:✓ No MAC, em Niterói, 22 artistas discutem a objetificação feminina no país em “Ah, eu amo as mulheres brasileiras”, depois de estrear em Nova York e passar por São Paulo. Há trabalhos de nomes como Alice Ruiz, Lenora de Barros e Arissana Pataxó. Curadoria e idealização de Luiza Testa. Até 25 de fevereiro.
numero:✓ Na Casa França-Brasil, no Centro, está em cartaz a mostra “Viva viva escola viva”, com mais de 100 obras de artistas indígenas, incluindo uma pintura de Ailton Krenak.
numero:✓ Além das mostras do Muhcab, na Gamboa (Rua Pedro Ernesto 80), acontece o festival “Dobras da folia”, com rodas de conversa, aulas-shows com mestres de bateria e ritmistas, roda de samba, oficina de arte e mostra de filmes temáticos, no sábado e domingo, a partir das 14h. A programação está aqui.
numero:✓ No cinema, entre as novidades está o drama português “Mal viver”, dirigido por João Canijo, premiado em Berlim, com a história de cinco mulheres de uma mesma família, que tentam preservar o hotel que herdaram; a animação “Meu amigo robô”, dirigido pelo espanhol Pablo Berger, baseado nos quadrinhos de Sara Varon contando a história de DOG, um cachorro que vive sozinho em Manhattan nos anos 1980; “Segredos de um escândalo” é inspirado em uma história real, com Julianne Moore no papel de Gracie, uma mulher que teve um caso com um menino de 13 anos e acaba presa; e o nacional “Turma da Mônica Jovem: reflexos do medo”, dirigida por Mauricio Eça, sobre o primeiro dia de aula do Ensino Médio de Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena. Para mais títulos, clique aqui.
numero:✓ Para refletir: “Passei por coisas terríveis na minha vida, algumas das quais aconteceram”, de Mark Twain, escritor americano.