Em menos de 12 horas, o cenário de Eduardo Paes muda radicalmente: na tarde desse sábado (13/01), o prefeito postou imagem de cena romântica, com a mulher Cris Assed e, às 4h30 da manhã já estava no Centro de Operações Rio (COR), com o cenário de caos que o Rio mergulhou, neste caso, quase literal.
Logo depois, Paes reuniu todos os órgãos da prefeitura e montou um Centro de Crise na Pavuna, para atuar, principalmente, na Zona Norte e Oeste, as mais afetadas. O prefeito também recebeu ligação do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional Waldez Góes, em nome de Lula, para o apoio que precisar.
Entre outras ações, foram cancelados os ensaios gerais da Portela e da Unidos da Tijuca, na Sapucaí, e uma prova para acadêmicos bolsistas na área de saúde da prefeitura. Trecho da Avenida Brasil foi interditado na altura de Acari (liberado às 11h45), e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, também no mesmo bairro, ficou alagado.
Os moradores da região filmaram jacarés nas ruas alagadas e compartilharam imagens nas redes. “É comum ver um jacaré depois de uma chuva dessas, porque o volume de água do rio transborda e eles aparecem junto com a enxurrada”, diz o biólogo Mario Moscatelli.
Segundo o COR, uma frente estacionária sobre o oceano vai manter o tempo instável neste domingo (14/01) e há previsão de chuva fraca a moderada.