Você já pensou em organizar-se para a sucessão?
Sabe aquele seu seguro de vida que ninguém sabe da existência? E aquelas ações esquecidas, que não estão declaradas no seu IR e você nem lembra bem onde estão? Aquele imóvel que está com a documentação pendente?
Será que os seus herdeiros sabem onde você possui conta? Eles sabem o número dessas contas? Conhecem o telefone do seu gerente ou do seu assessor de investimentos?
Você fez o testamento? Pensou em fazer uma doação em vida? Alguém sabe a senha do cofre onde estão as joias e relógios? Você deseja ser cremado?
Já pensou que, na sua falta, os seus herdeiros irão dividir o que você deixou? Imagina seus dois filhos brigando, porque um quer vender o imóvel herdado e o outro não!
Claro que não é simples, mas dá para deixar muita coisa organizada para a sucessão. E, temos que lembrar que não saberemos qual será a nossa hora. Se esta é uma verdade, nada melhor do que se organizar!
Muitas vezes eu sirvo de ponto de contato para os herdeiros, por conhecer a fundo a vida financeira dos clientes. Mas, se você não possui um planejador financeiro, que tal deixar tudo anotado com um amigo, para que ele possa entregar aos herdeiros na sua falta?
Considerando a complexidade e a importância do planejamento de sucessão, é crucial que você mantenha todos os documentos e informações relevantes em um local seguro e conhecido por pelo menos uma pessoa de confiança. Mas, afinal, o que isso inclui?
Isso inclui contratos de seguros, documentos de propriedades, informações sobre investimentos, senhas de cofres e até mesmo orientações específicas sobre os itens pessoais. Pode parecer um pouco desconfortável discutir esses detalhes com alguém, mas é uma etapa fundamental para garantir que seus desejos sejam respeitados e que seus herdeiros não enfrentem dificuldades adicionais durante um momento já difícil por natureza.
Da mesma forma que organizar a papelada e as informações, é igualmente importante ter uma comunicação aberta e clara com os seus herdeiros sobre as suas intenções e desejos. Isso pode ajudar a evitar mal-entendidos ou disputas futuras. Isso pode poupar muita dor de cabeça!
Assim sendo, considere a possibilidade de realizar reuniões familiares para discutir os seus planos de sucessão, garantindo que todos estejam cientes de suas decisões e do racional por trás delas. Essas conversas podem ser difíceis, mas são essenciais para manter a harmonia familiar e garantir que a sua sucessão seja a mais tranquila possível.