O Rio será retratado em miniatura no Mini Mundo de Gramado, uma das atrações mais visitadas da cidade, que tem diversas réplicas de construções de todo o mundo, numa espécie de museu ao ar livre. A partir do próximo ano, prédios históricos da Cinelândia, como o Theatro Municipal e a Biblioteca Nacional, estarão em exposição. Mas uma “pequena” amostra já pode ser vista por todos que passam pelo saguão de desembarque do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre: o Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara dos Vereadores e que acabou de completar 100 anos em 2023.
“A réplica foi escolhida para atender a um pedido antigo e termos uma representação do Rio. Buscamos obras relevantes, mas não óbvias de cada lugar, que também façam sentido dentro do funcionamento da cidade em miniatura. A estética e a arquitetura também foram critérios que contribuíram para a reprodução do prédio da Câmara Municipal”, diz Guilherme Hoppner, diretor do Parque.
Foram 25 profissionais envolvidos para que a réplica do Pedro Ernesto, em escala 24 vezes menor do que no mundo real, ficasse perfeita. A miniatura está no terminal do aeroporto, como forma de divulgação do Parque, que completa 40 anos nesta sexta (15/12).