numero:✓ Rolando por aí, na rede: “Então é isso: acabou oficialmente o verão no Rio, que dura de abril a novembro; agora começa a mais famosa estação carioca: o Apocalipse, que vai de dezembro até o fim de março. E ninguém pega na mão de ninguém: tá suada. Boa sorte”.
numero:✓ “Senhor, fazei-me puro, mas não já” — para saber sobre essa frase, ela aparece no último livro de Nélida Pinon, “Os rostos que tenho” (Record), já nas livrarias.
numero:✓ Assim como os termômetros, os eventos cariocas estão fervendo, mas o refresco chegou justamente no fim de semana, com um sábado com 90% de chances de chuva, segundo o Climatempo. Água é o de menos – agora a ansiedade climática é com desastres naturais, como queda de árvores, apagão e inundação. Socorro!
numero:✓ O Museu do Amanhã recebe, no sábado, um dos maiores DJs do mundo, o britânico Carl Cox, no evento “Retina”, com o pôr do sol da Baía de Guanabara e outros nomes da música eletrônica, como o duo Underdogs, Eli Iwasa e Valentina Luz. A partir das 16h e com, pelo menos, 11 horas de duração.
numero:✓ Pela primeira vez no Rio, a dupla Amaro Freitas e Zé Manoel apresenta o show “Clube da Esquina”, uma celebração ao antológico disco da MPB, no Teatro Nelson Rodrigues, na Caixa Cultural, no Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Pelo projeto Sessão da Tarde Musical, o Arranco de Varsóvia faz uma homenagem a Beth Carvalho com o show “Ô, dindinha”, no Teatro Prudential, na Glória, sábado, às 16h.
numero:✓ Marcão Britto e Thiago Castanho se unem para o show “Charlie Brown Jr. 30 anos”, em homenagem à banda que tiveram com Chorão, na Fundição Progresso, na Lapa, a partir das 21h30.
numero:✓ Claudette King, filha do “rei do blues”, B.B. King (1915-2015), também expoente do soul, vem ao Brasil para show em que mistura seu repertório com o do pai e a participação dos brasileiros Stephan Vidal (gaita), Otavio Castro (gaita) e Brenda Jackson (voz), no Blue Note, em Copa, domingo, às 18h.
numero:✓ A americana Colbie Caillat faz show no Vivo Rio, sábado,às 21h.
numero:✓ Já no dia seguinte, no mesmo Vivo Rio, rola o festival Polifonia, com shows de Supercombo, Terno Rei, Scatolove, Selvagens à Procura de Lei, Faia e Menores Atos com Nova Orquestra, a partir das 15h.
numero:✓ João Bosco leva o show “Abricó-de-macaco”, celebrando os 50 anos de carreira, no Blue Note, sábado, às 20h.
numero:✓ João Cavalcanti, ex-Casuarina e indicado ao Grammy Latino, apresenta músicas em parceira com Lenine, Edu Krieger e mais, na Casa Museu Eva Klabin, Lagoa, no sábado, a partir das 17h.
numero:✓ Ney Matogrosso coloca seu “Bloco na rua”, na Arena Jockey, Gávea, sábado, às 19h30. No dia seguinte, o show é com Os Paralamas do Sucesso, no mesmo horário.
numero:✓ A árvore de Natal de Niterói foi ao chão, mas o show “Viver a Paz – Concerto de um sonho”, continua de pé, na praia de São Francisco, no domingo, a partir das 19h30.
numero:✓ Fica atento, pois algumas peças saem de cartaz este fim de semana:
numero:✓ “Beetlejuice, o musical”, com Eduardo Sterblitch e superprodução baseada em filme de Tim Burton, faz as últimas apresentações sábado e domingo, às 16h e 20h30.
numero:✓ “Elis, a musical”, com direção de Dennis Carvalho, e Laila Garin no papel principal, está no Teatro Riachuelo, Centro, sábado às 16h e às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Cabaré coragem”, com o Grupo Galpão, criticou Claudia Chaves, encena o musical que mescla dança e números de variedades para mostrar o universo do cabaré, dos tempos de Brecht à contemporaneidade, no Teatro Rival, na Cinelândia, sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30.
numero:✓ Na exposição “Mancha de dendê não sai — Moraes Moreira” ganha uma “imersão sonora” em sua vida e obra. O público vai sentir como é ir atrás de um trio elétrico comandado por Moraes e visitar o Cantinho do Vovô (sítio onde os Novos Baianos viveram em comunidade, nos anos 1970), além de ouvir o próprio Moraes recitando suas poesias, com abertura no domingo, com show de Pedro Miranda e participação de Davi Moraes, filho do músico, no Parque da Cidade, Gávea, ao meio-dia.
numero:✓ Como publicamos aqui, a Galeria Danielian, na Gávea, acaba de inaugurar três mostras simultâneas.
numero:✓ No Paço Imperial, na Praça Quinze, estão “Iole de Freitas, anos 1970/Imagem como presença”; “O que se passa”, do fotógrafo Rogério Reis; “Entroncados, enroscados e estirados” de Ana Holck; “IX Bienal da EBA”, organizada pela Escola de Belas Artes da UFRJ; e “Corpo popular”, do carnavalesco Leandro Vieira, com curadoria de Daniela Name. Todas até 24 de março.
numero:✓ O Prosa na Cozinha, ponto de encontros culinários no Horto, faz sua última feira de pequenos produtores do ano e, no sábado, tem Bode Cheiroso e roda com Flor do Samba, às 19h (Rua Alberto Ribeiro, 26).
numero:✓ A tradicional feira de artesanato Circuito Carioca acontece em dois endereços: no Beco do Pinheiro (Rua Arno Konder), no Flamengo, sábado e domingo, das 10h às 18h, e no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, sábado e domingo, das 9h às 17h. Tudo pensando nos presentinhos de Natal.
numero:✓ A feira O Mercado também fecha o ano em dose dupla, no sábado e domingo, as barraquinhas de moda, arte, design e bem-estar serão montadas no IAB (Beco do Pinheiro 10, Flamengo) e, no próximo fim de semana (16 e 17/12), no Solar das Palmeiras (Rua das Palmeiras 35, Botafogo), das 11h às 19h.
numero:✓ O Rock 80 Festival rola na Quinta da Boa Vista e entra em clima natalino com a chegada do Papai Noel, além de shows de rock, gastronomia, artesanato e recreação, sábado e domingo, das 10h às 21h.
numero:✓ Em celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no domingo, o Sesc Tijuca recebe a feira “Rio Refugia”, com feira gastronômica, oficinas, música, moda e artesanato de expositores refugiados e imigrantes de países como Nigéria, Síria, Haiti e República Democrática do Congo, a partir das 11h.
numero:✓ O Rock Beer Festival acontece nos jardins do Aterro do Flamengo (na altura da Rua Tucumã), ao som de shows de rock n’ roll, sábado e domingo, das 10h às 22h.
numero:✓ As quadras das escolas de samba já estão por conta, enquanto isso, na Cidade do Samba, as 16 agremiações da Série Ouro apresentam seus sambas-enredo para o carnaval de 2024, neste sábado, a partir das 16h.
numero:✓ O Cordão do Bola Preta, no Centro, faz samba e feijoada, no sábado, a partir do meio-dia, com show do Grupo Exaltação ao Samba Enredo, Banda do Cordão da Bola Preta e show da Mangueira.
numero:✓ No cinema, algumas novidades, como o musical “Wonka”, dirigido por Paul King, com Timothée Chalamet vivendo o personagem Willy Wonka (de “A fantástica fábrica de chocolate”) na juventude; “Maestro”, em que Bradley Cooper estrela e dirige essa cinebiografia de Leonard Bernstein, também compositor e pianista, séria candidata ao Oscar, sobre o relacionamento do compositor e pianista com a mulher, Felicia Montealegre (Carey Mulligan), e nas duas grandes paixões do compositor: sexo e música; e o brasileiro “O sequestro do voo 375”, baseado em fatos reais, em que o diretor Marcus Baldini mistura ação e contexto social para recriar o plano de um brasileiro desempregado de derrubar o modelo Boeing 737 da Vasp no Palácio do Planalto em 1988, a fim de assassinar o presidente José Sarney. Para mais títulos e gêneros, clica aqui.
numero:✓ “Podia sair morto; desmoralizado, nunca”, do capitão Guimarães na série “Vale o escrito”, sobre o jogo do bicho, no Globoplay.