Em uma cidade com escalada de casos de violência e desordem urbana, moradores começaram a agir por conta própria na madrugada desta quarta (06/12) contra possíveis criminosos e já ganharam até o apelido de “bad boys da Zona Sul”. Vídeos e mais vídeos circulam em redes sociais mostrando a ação em ruas de Copacabana e Botafogo e até dentro de um ônibus no Leme. A articulação aconteceu em grupos de moradores depois do ataque ao empresário Marcelo Benchimol, no último sábado, que tentou ajudar outra vítima de um assalto e acabou agredido.
A reação inicial partiu de Fernando Pinduka, hoje com 69 anos, que propôs que lutadores se juntem para neutralizar a ação dos bandidos. Na década de 1990, Pinduka também criou um grupo para neutralizar os arrastões que assustavam a orla carioca. “Seria fantástico um engajamento das academias e de lutadores da localidade participando dessa ideia, abraçando o projeto de limpeza em Copacabana”, disse ele.
A discussão gerou debates até na Alerj, onde, na sessão dessa terça (05/12), deputados pediram homenagens e a entrega da Medalha Tiradentes aos donos das academias, enquanto outros repudiaram a tentativa de justiça com as próprias mãos. O deputado Claudio Caiado chegou a protocolar para o comandante da Polícia Militar um pedido para dobrar o efetivo policial do Batalhão de Copacabana.
A própria PM diz que a região possui aproximadamente 25% de reincidência criminal em casos de roubos e furtos. Ou seja, a cada 4 criminosos presos por esses crimes, um deles é reincidente. E a corporação pede que as medidas para reduzir os índices de roubos e furtos de bens públicos e privados não podem se limitar ao policiamento ostensivo em vias urbanas e cita que a legislação penal vigente, por exemplo, tem favorecido a reincidência desses crimes.
O que se vê nos grupos de moradores são pessoas desesperadas, assustadas com a violência e dispostas a agir por mudanças, mas o que será a melhor solução? É preciso cobrar dos políticos as soluções, que passam por mudanças na lei, na forma de policiamento e nas oportunidades para uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram