Pela primeira vez, o Rio será o curador de toda a programação que acontece nesta terça (05/12), no Pavilhão da Água, na COP28, nos Emirados Árabes. Segundo o Governo do Estado, o convite partiu do Instituto Internacional de Águas de Estocolmo, organizador do espaço, que busca soluções e colaboração internacional em questões relacionadas à água.
A programação inclui painéis que vão discutir o uso da água em cidades inteligentes e o papel dela na construção da paz, além de oficinas e a elaboração de uma agenda sobre o tema para a ONU. Entre os participantes, representantes da própria ONU, da OCDE, da União Europeia e pesquisadores de universidades de várias partes do mundo. Pelo Rio, o vice-governador e secretário do Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e a subsecretária de Recursos Hídricos, Ana Asti.
O Rio também estará em painéis no Pavilhão Brasil, na reunião de governadores do Consórcio Brasil Verde com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e nos debates sobre o mercado de carbono e projetos inovadores de segurança hídrica e preservação dos manguezais.