Vamos receber no Rio um dos eventos mais importantes da gastronomia: o World 50th best América Latina. O meu restaurante já foi reconhecido como o 10° melhor da América Latina e um dos 50 melhores do mundo pela revista inglesa Restaurant, que comanda o prêmio 50th best. Isso aconteceu há quase 10 anos, quando era bem mais difícil dar visibilidade à cozinha brasileira. Mas fizemos nosso papel – eu e tantos outros chefs incríveis – e foi importante para o Brasil e para o Rio também. Foi o pontapé inicial para que os holofotes pudessem se voltar para os trópicos! Tanta coisa incrível sendo feita por aqui – não era possível que isso não acontecesse.
Também já fui eleita a melhor chef da América Latina em 2015, pelo mesmo veículo. Este ano, a Janaína Rueda foi eleita, maravilhoso! Sempre importante para o Brasil.
Relembro de tudo com gratidão, mas não é mais a minha onda; hoje a minha onda é surfar no meu forno de barro, cozinhar com leveza e muita liberdade! Busquei isso. Trabalhar com produtos cada vez mais naturais e orgânicos e estar cada dia mais próxima dos meus produtores, pescadores e agricultores. Com uma das minhas agriculturas, a Fátima, eu tenho mais de 20 anos de parceria. Vi seus filhos crescerem e de certa forma participei da criação deles. A cozinha tem um papel social muito importante, que não pode ser esquecido. Nada é mais precioso pra mim do que isso, e o meu forno de barro!
Mas ver o Rio brilhar, vai sempre me deixar feliz e me mover. Acho importante para a cidade receber um evento desta magnitude. Faremos um jantar no Sud, o pássaro verde, meu restaurante, todo preparado no meu querido forno de barro! Vai ser uma farra! Três das melhores chefes da América Latina e uma das melhores bartenders do mundo: Narda Lepes, Inês de los Santos, Janaína Rueda e eu.
Vai ser um encontro lindo e, acima de tudo, muito divertido. A cozinha carioca tem que ter uma grande pitada de diversão, faz parte do DNA desta cidade.
Cozinhar precisa ser divertido. Engana-se quem pensa que só o comensal merece se divertir. O cozinheiro merece, e precisa! Só se divertindo e cozinhando com liberdade e leveza, consegue expressar através do seu ofício, o verdadeiro sentido da gastronomia.
Que assim seja! E que a cidade receba de braços abertos, tantos cozinheiros maravilhosos que virão nos visitar!
Foto: Filico
Roberta Sudbrack é chef destacada no Brasil, muito bem instalada no Jardim Botânico, no Rio, à frente do “Sud, o pássaro verde”, seu restaurante.