Numa tentativa de reviver a história e a importância cultural do Centro, igrejas tradicionais voltarão a tocar seus sinos a partir de 1º de dezembro. O pedido foi levado à Arquidiocese pela Associação Comercial do Rio, que planeja ainda outras ações na região, como uma decoração especial de Natal na Rua do Ouvidor.
Nove igrejas vão participar, como a Candelária, Santa Cruz dos Militares, Lapa dos Mercadores, Carmo, Sé, São José, Santa Luzia, Santo Antônio e São Francisco. Os sinos vão badalar conjuntamente às 10h, 12h e 15h, encerrando às 18h com o tradicional toque da “Ave Maria”, no Mosteiro de São Bento.
No pedido, a Associação Comercial lembra que a prática de tocar os sinos foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e que serviu não apenas como chamado para momentos de oração e celebração religiosa, mas também como um “narrador sutil” da vida comunitária. E diz que esse é o ponto de partida para outras ações de revitalização da região, que vão envolver outros equipamentos culturais da região, como o CCBB, o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes e o Museu da Justiça.