numero:✓ “Faça chuva ou faça sol, você pode ir pra rua na mais linda cidade do mundo. E com uma vantagem: a chance de levar uma bala é 90% menor do que na Faixa de Gaza”. Que tal? O autor não quer o nome publicado.
numero:✓
numero:✓ De @MussumAlive: “Não acredito que o Starbucks fechou… Onde mais eu vou comprar um café ralo com um pão de queijo e pagar R$ 50?”
numero:✓ Está preparado para o fimde longo e picotado mais agitado do ano até agora? Rio da beleza e do caos.
numero:✓ O fimde será sofrido pra quem não liga a mínima para futebol. Tome banho de sal grosso ao sair de casa – os anjos da guarda vão estar ocupadíssimos!
numero:✓ Você já conhece o novo banheiro do Satyricon? Mas não alterou o preço e o sabor do melhor peixe do Rio — continua igual. Rsrrrsrsrsrs.
numero:✓ Fora dos grandiosos eventos, claro que o setor de entretenimento vai aproveitar até o último $$ dos turistas… Bora?
numero:✓ Aos sem ingressos para o jogo, o prefeito vai colocar um telão na Cinelândia para os tricolores e outro, no Terreirão do Samba/Sambódromo, para os argentinos.
numero:✓ O Quintal do Zico, aberto recentemente no Vogue Square, na Barra, tem programação especial para a Final da Libertadores, neste sábado. A cada gol do Fluminense, a casa oferece um chope para quem estiver com a camisa do time carioca – um exemplo de camaradagem entre torcidas. Como sabido, o Galinho é ídolo rubro-negro.
numero:✓ Se você é carioca não fanático por futebol e está com algum amigo argentino, também não fanático, que veio acompanhar a trupe por força da circunstância, leve-o para conhecer o verdadeiro Rio: praias lindas, rodas de samba, restaurantes e bares à beira-mar. E que tenham uma boa memória da cidade!
numero:✓ A vida não tá fácil para o torcedor argentino… Até o papa Francisco, fanático por futebol, falou em entrevista à TV RAI, que prefere Pelé a Maradona ou Messi. O pontífice, nascido na Argentina, torce pelo San Lorenzo, clube que foi campeão da Libertadores em 2014.
numero:✓ O Red Hot Chili Peppers traz a “Unlimited love tour” para o Engenhão, no sábado, a partir das 20h30. Milagrosamente, ainda há ingressos.
numero:✓ Assim como para o show de Roberto Carlos — poucos ingressos —, na Arena Jockey, na Gávea, neste sábado e domingo, às 20h. Quem não ama o Rei?
numero:✓ A banda Caravana Cigana do Blues é a atração do “Swing, baby, swing”, baile de vintage jazz inspirado nos 1920, no Manouche, no Jardim Botânico, no sábado.
numero:✓ A atriz e cantora Evelyn Castro faz um show-tributo a Tina Turner (1939-2023), no Teatro Prudential, no sábado (04/11), às 20h.
numero:✓ Hamilton de Holanda leva o álbum “Flying chicken” ao palco do Blue Note Rio, em Copa, acompanhado por Salomão Soares (piano) e por Big Rabello (bateria), sábado, às 20h.
numero:✓ Lulu Santos estará no Vivo Rio com a turnê “Barítono”, sexta, a partir das 22h, e sábado, às 21h30.
numero:✓ O cantor e compositor Qinhones apresenta o show de “Centelha”, dentro do projeto “Pôr do sol”, na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, no sábado, às 17h.
numero:✓ Os 25 anos de carreira do grupo de forró Raiz do Sana são comemorados em apresentação com músicas de todas as suas fases, no Circo Voador, no sábado, a partir das 20h.
numero:✓ Já no domingo, a lona recebe o Samba da Dida, marcando o início das comemorações do mês da Consciência Negra, com oficinas infantis, roda de jongo e gastronomia, a partir das 14h.
numero:✓ Toquinho e João Bosco fazem o show “Amigos e canções”, com participação de Camilla Faustino, no Qualistage, na Barra, no sábado, às 21h.
numero:✓ Os fãs do universo Star Wars já estão ansiosos com o JediCon, no Planetário, na Gávea, neste sábado, das 10h às 20h, dedicado à franquia criada por George Lucas. O evento chama atenção não só de entusiastas mas também de famílias inteiras para ver o povo vestido dos personagens da saga, como Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia, Chewbacca e outros, que vão ganhar prêmio no concurso de melhor cosplay.
numero:✓ A partir desta sexta até dia 26 de novembro, acontece o Festival Multiplicidade, do artista visual Batman Zavareze, no espaço cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo, com programação custo zero. Estão no line-up a dupla vocal argentina Fémina e o tecladista Jonathan Ferr, a multi-instrumentista Kaleema, também argentina, e a cantora Filipe Catto, além de DJs, festas, filmes, vídeos e exposições. Confira aqui.
numero:✓ Durante este mês, acontece o Rio Winds Festival, pela série Música no Museu, a 3ª edição do maior festival de sopros do país, com 26 concertos na Casa França-Brasil, no Centro, no Museu da República, no Catete, entre outros espaços. Programação aqui.
numero:✓ O Festival Kebra, de hip-hop, vai estar na Fundição Progresso em dois dias de batalhas de breaking e rimas, além de show, grafiti e performances teatrais, sexta, das 15h à meia-noite, e sábado, a partir das 13h.
numero:✓ Numa espécie de prévia do Festival Varilux de Cinema Francês, que começa na próxima semana, o Espaço Itaú faz sessão dos seis episódios da série inédita “Brigitte Bardot”, de Danièle e Christopher Thompson, dois por dia. Saiba mais aqui.
numero:✓ No primeiro fim de semana de cada mês, a BiciBiblioteca, uma bicicleta itinerante que estimula a leitura através da troca de livros, vai estar na Praia de Copacabana (Posto 3), das 8h ao meio-dia.
numero:✓ Um dos lugares mais originais do Rio, o The Maze, verdadeira obra de arte a céu aberto, com suas paredes de mosaicos, no morro Tavares Bastos, no Catete, retoma suas noites de jazz com cardápio indiano, sábado, a partir das 19h.
numero:✓ O Morar Mais Rio continua no casarão histórico que abriga a Casa Maternal Mello Mattos, no Jardim Botânico, aberto pela primeira vez ao público, com 40 ambientes decorados. No terreno, com 45 mil m², você ainda pode conhecer a primeira capela do estado, de 1603, como o colaborador Rafael Bokor publicou aqui.
numero:✓ Apresentações de “A alma imoral”, sábado, às 20h, e domingo, às 19h, na Cidade das Artes, na Barra. O monólogo de Clarice Niskier baseado no livro de Nilton Bonder está em cartaz há 17 anos.
numero:✓ “Azira’i”, que ganhou crítica de Cláudia Chaves na coluna, está no CCBB, sábado, às 19h, e domingo, às 18h. O solo de Zahy Tentehar retrata a relação da atriz com a mãe, a primeira mulher pajé da reserva de Cana Brava (MA), com direção de Denise Stutz e Duda Rios.
numero:✓ O espetáculo “Cão chupando manga”, da Cia. Teatro de Anônimo, reestreia no Teatro Domingos Oliveira, no Planetário da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ A peça “Fame – O musical”, dirigido por Caio Godard, conta a história de um grupo de estudantes de Arte em Nova York, nos anos 1980, em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Sucesso com Barbra Streisand nos anos 1960, a montagem brasileira “Funny girl — A garota genial”, está no Teatro Casa Grande, no Leblon, com Giulia Nadruz, Eriberto Leão e mais 20 atores, no sábado, às 17h e às 20h30; domingo, às 18h30.
numero:✓ “A pedra escura”, com direção de João Fonseca e texto do espanhol Alberto Conejero, ganha versão brasileira com Lucas Popeta e Vino Fragoso, no Teatro Poeirinha, Botafogo, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
O Grupo Oficina Multimédia (MG) encena “Vestido de Noiva”, o clássico de Nelson Rodrigues, no CCBB, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Como tem evento pra todo tipo de humor, o cinema nunca sai de moda. Entre as estreias da semana, estão o drama alemão “Afire”, com direção de Christian Petzold, que retrata quatro amigos em uma casa de férias no mar Báltico, quando as florestas secas ao redor começam a pegar fogo; a elogiada comédia “Mussum, o filmis”, com elenco majoritariamente negro, que conta a cinebiografia de um dos “trapalhões” mais populares do País, dirigida por Silvio Guindane, com Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal e outros talentos; e o terror americano “Não abra!”, dos mesmos produtores de “Corra!” (se você não assistiu, corra na Netflix), dirigido por Bishal Dutta, que traz uma adolescente de origem indiana em conflito com sua identidade cultural. Para mais títulos, salas e gêneros, clique aqui.
numero:✓ Vida de salão. Mulher socialmente conhecida, separada do ex há algum tempo, ligou pedindo socorro financeiro e ele reagiu: “Me dá uma boa razão pra eu te dar dinheiro”, e ela respondeu: “Que tal puta retroativa?”
numero:✓ Para refletir: “Não faça o que quer, e então poderá fazer o que preferir”, do iogue Sadasiva.