O artista plástico carioca Geraldo Marcolini inaugurou a mostra “Paisagem sem dono” nessa terça (31/10), na Galeria Cassia Bomeny, em Ipanema. Com curadoria de Christiane Laclau, a individual consta de duas séries com paisagens. “Não há figuras, ações, roupas ou objetos que indiquem tempo e lugar. A pintura de paisagens é uma das expressões mais subjetivas e reveladoras do olhar de um artista”, diz Laclau.
“Se pensarmos no termo em inglês, ‘landscape’ é um pedaço de terra, um lugar físico. E, hoje, todos os metros quadrados da Terra são propriedade privada ou pública. Por outro lado, a paisagem será sempre sem dono porque é caracterizada pela visão subjetiva de cada indivíduo”, completa Marcolini.
Marcolini cursou alguns semestres de Arquitetura e Design Gráfico (UFRJ) antes de tentar a pintura. No início da década de 1990, Geraldo morou por quatro anos em NY, frequentando aulas na School of Visual Arts e no Art Students League. Quando voltou ao Rio, dividiu ateliê em Santa Teresa com outros artistas recém-formados da EBA-UFRJ e se envolveu com arte urbana; além disso, fez trabalhos com vídeo, instalação e gravura.