Todos nós, em algum momento, já perdemos o controle das nossas emoções. Quando algum gatilho é acionado, a raiva pode subir em um milissegundo e tirar qualquer um do seu eixo. Não é? Em um outro artigo, escrevi sobre o fenômeno chamado “sequestro da amígdala”; depois, vale a pena procurá-lo.
Lidar com alguém que grita pode ser bem desafiador, mas aqui estão algumas sugestões que ensino no meu método de comunicação – o Método CONECTA -, sobre como lidar com essa situação:
1. Respire e procure manter a calma: é importante não permitir que a outra pessoa faça você sair do controle. Mantenha-se tranquilo e respire fundo para controlar suas emoções antes de responder.
2. Ouça atentamente e procure não julgar: tente entender os motivos pelos quais a pessoa está gritando. Ouça atentamente suas preocupações e tente identificar o que a está deixando tão irritada.
3. Não interrompa: evite interromper a pessoa enquanto ela estiver gritando. Isso pode aumentar ainda mais sua frustração e dificultar a resolução do problema.
4. Responda de maneira calma, se possível, com reformulações empáticas: ao responder, procure manter a voz baixa e calma. Dessa forma, você poderá transmitir uma sensação de controle e contribuir para acalmar a situação. Fazer reformulações empáticas pode desarmar o conflito aos poucos, pois a pessoa se sentirá ouvida.
5. Estabeleça limites: se a pessoa continua a gritar e não mostrar sinais de diminuir o volume, deixe claro que você não deseja ser tratado dessa maneira. Peça para a pessoa abaixar o tom de voz para vocês conversarem como adultos. Defina limites sobre como você espera ser tratado e exija respeito mútuo.
6. Ofereça uma solução: após ouvir atentamente a pessoa, tente encontrar uma solução para o problema. Converse com ela de maneira respeitosa e procure chegar a um acordo razoável que possa resolver a situação.
7. Evite confronto: evite entrar em um embate direto com a pessoa que está gritando. Isso raramente leva a uma solução positiva e pode aumentar ainda mais a tensão.
Peça ajuda, se necessário: se você sentir que a situação está ficando fora de controle ou se a pessoa continuar gritando, pode ser necessário pedir ajuda para lidar com a situação. Isso pode incluir a intervenção de um terceiro neutro ou, se necessário, contatar as autoridades competentes.
É bom lembrar que essas dicas são apenas sugestões gerais e podem não se aplicar a todas as situações. Além disso, tudo é uma questão de treino: se você não conseguiu a primeira vez, persevere. Aplique as dicas sempre que a situação se apresentar. Aos poucos, você vai desenvolver o autocontrole.
Cada pessoa e situação são únicas, portanto, use seu discernimento para decidir qual é a melhor abordagem para a situação específica em que você se encontra.
É importante também ressaltar que algumas pessoas usam o grito para intimidar e calar as pessoas, quando são questionadas ou contrariadas, por exemplo. Nesse caso, aprender estratégias específicas para lidar com perfis manipuladores faz toda a diferença.
Você pode encontrar muitas informações sobre os Transtornos de Personalidade Narcisista e Antissocial nas minhas redes sociais. Instagram @mariebendelac
Boa semana!