Depois dos ataques aos ônibus e do caos no Rio, nessa segunda (23/10), o Disque Denúncia recebeu quase mil ligações entre o final da noite e a madrugada desta terça (24/1)… Mas todas foram perdidas porque o programa não tem dinheiro para funcionar 24 horas.
Entre as 22h e as 8h, a central de ligações deixa de funcionar; por noite, a média de ligações perdidas é de 320, ou seja, devido à grave situação na segurança pública, o número de chamadas quase triplica.
“A população fluminense conhece o programa e quer cooperar com a segurança pública. Por não estarmos funcionando 24 horas, perdemos, em média, 50% das ligações. Numa noite como a de ontem, sem dúvida, as denúncias poderiam ajudar a Polícia. Uma pena…”, disse Renato Almeida, coordenador do serviço.
O serviço operava 24h até 2016, mas, depois do corte do convênio com o Governo do Estado, houve uma redução de 70% no efetivo. Hoje, o funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 17h (como se crime tivesse dia e hora para acontecer!).