A Prefeitura fechou contrato com a FGV para elaborar projetos que fortaleçam o protagonismo carioca para o País. A instituição vai desenvolver estudos e debates sobre o papel-chave da cidade em diversas áreas, além de pensar em propostas para a revitalização do Centro e da Zona Portuária.
Entre as ações, vai ser criado o “Laboratório de Inovação Urbana”, com debates, palestras e apresentações a fim de implementar soluções para a cidade, comparando experiências internacionais que podem ser replicadas no Rio.
Na Zona Portuária, a FGV vai ouvir moradores, comerciantes e movimentos culturais da região para que contribuam nos projetos inovadores para a área. A ideia é estimular que os donos dos imóveis façam usos novos e sustentáveis de suas propriedades, com foco em turismo, entretenimento, cultura e tecnologia.
Na proposta enviada, a FGV lembra que, mesmo depois da transferência da Capital federal para Brasília, o Rio manteve seu protagonismo simbólico e cultural devido à sua paisagem natural, riqueza histórico-geográfica e criatividade, e que é preciso reforçar essa história. O contrato tem duração inicial prevista de 15 meses, no valor de R$ 3,6 milhões.