Os bondes de Santa Teresa terão, em breve, o horário de funcionamento ampliado até as 20h. O Governo do Estado finalizou a contratação de uma empresa que vai disponibilizar mão de obra para operar os veículos. Serão 32 novos funcionários, sendo 16 condutores e 16 auxiliares. Atualmente, o sistema opera das 8h às 17h. A expectativa é que o intervalo entre as viagens, hoje em 20 minutos, também diminua, mas a nova grade ainda não está fechada.
Segundo a Central, empresa pública que opera os bondes, a frota atual é de oito veículos, mas apenas três estão em circulação por falta de profissionais. Existem apenas 10 condutores, sendo que quase todos já estão aposentados. Os novos funcionários vão começar o treinamento na próxima semana, e o novo horário de funcionamento deve ser implementado em novembro.
Em paralelo, o Governo lançou um edital para contratar uma empresa que vai recuperar os ramais Paula Matos e Silvestre. Com a finalização das obras, previstas para até o final de 2024, o sistema de bondes voltará ao seu trajeto original. Ao custo de R$ 70 milhões, as intervenções incluem a reconstrução total da via, reforma da rede elétrica e a modernização da oficina.