Chico Buarque saiu de casa, nessa sexta (29/09), e não foi para sua caminhada no calçadão do Leblon — o artista esteve no Centro, para a sessão de “Mais Pesado é o Céu”, sétimo filme de Petrus Cariry, protagonizado por Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios, com Silvia Buarque no elenco. O longa, que ganhou quatro prêmios no Festival de Gramado em agosto, inaugurou o espaço de cinema da Caixa Cultural do Rio, com o lançamento da Mostra “Petrus Cariry: imagem, tempo e poesia”, que começa neste sábado (30/09), com entrada custo zero, e vai até o dia 6 de outubro, com os sete longas do cineasta e quatro masterclasses (com Petrus, a produtora Bárbara Cariry e Silvia Buarque). “Agradeço pela oportunidade de poder mostrar meus filmes ao público carioca e também a presença de dois grandes nomes da cultura brasileira: Walter Lima Jr. e Chico Buarque”, disse Petrus.
As filmagens de “Mais Pesado é o Céu” foram feitas em 2021, nos municípios de Quixadá e Nova Jaguaribara, entre o Sertão Central e o Vale do Jaguaribe, tendo como cenários o Açude Castanhão, o maior do Ceará, e a história das áreas que foram submersas para a construção do reservatório.
Na trama, Silvia é Fátima, dona de um restaurante de beira de estrada. Ela também pode ser vista em “Escravos de Jó” (2020), do cineasta Rosemberg Cariry, pai de Petrus. “Eles são a minha família do Ceará”, diz Silvia.