Com a semana de moda, os eventos culturais estão borbulhando. Paralelamente às passarelas, acontecem três exposições que contam um pouco da história da moda de maneiras diferentes.
A primeira delas é a “Mode et Sport, d’un podium à L’autre” (“Moda e Esporte, de pódio a pódio”), no Musée des Arts Décoratifs, explorando os vínculos que unem moda e esporte, desde a Antiguidade até os dias atuais. Em 450 peças de roupa, acessórios, fotografias, desenhos, livros, revistas, cartazes, pinturas, esculturas e vídeos, a mostra revela como dois universos, a princípio distantes, participam das mesmas questões sociais em torno do corpo e nos lembra que a moda e o esporte não são mundos separados, mas forças interligadas que moldam o dia a dia.
Mode et Sport, d’un podium à L’autre
Musée des Arts Décoratifs
107, Rue de Rivoli – 75001 – Paris
Até 07/04/24
______________________________________________________________________________________________________
A segunda exposição é sobre dois grandes nomes da moda internacional: Madame Grès e Azzedine Alaïa. A Fundação Alaïa criou um elo entre esses dois gigantes da alta-costura através de um percurso com 60 novas peças que retratam o diálogo entre os dois teimosos solitários que se tornaram escultores de vestidos. A “mise en scène” evidencia o diálogo escultural de Madame Grès (1903-1993) e Azzedine Alaïa (1935-2017), que marcaram a história da moda, com sua paixão comum pela arte da costura. A simplicidade de suas criações dissimulam a complexidade extrema do corte e da concepção, guiados pela fluidez dos tecidos. Outro detalhe que eles adoravam eram os drapeados e os plissados, que davam a essência de suas artes. Os vestidos maravilhosos de Mme Grès dos anos 1930 se misturam muito bem com a criatividade inigualável de Alaïa.
Alaïa/Grès, au-delà de la Mode
Fondation Azzedine Alaïa
18, Rue de la Verrerie – 75004 – Paris
Até 11/02/24
_______________________________________________________________________________________________________
A terceira é também sobre Azzedine Alaïa, mostrando uma outra faceta do grande mestre, no museu de moda de Paris, no Palais Galliera, evidenciando a paixão do estilista pela história da moda, a “Azzedine Alaïa, Couturier Collectionneur!” (costureiro e colecionador). São mais de 140 looks da coleção pessoal do estilista, que possui mais de 20 mil figurinos de nomes que o inspiraram. Alaïa começou sua coleção em 1968, na época que a Balenciaga fechava suas portas e ele recuperava peças maravilhosas. Continuou com figurinos de Jeanne Lanvin, Paul Poiret, Madame Grès, Christian Dior, Elza Schiaparelli, Comme des Garçons, entre outros. Uma verdadeira viagem no tempo com criações que marcaram a moda em vários períodos.
Imperdível!
Azzedine Alaïa, Couturier Collectionneur
Palais Galliera
10 Avenue Pierre 1ere de Serbie – 75016 – Paris
Até 21/01/24
_________________________________________________________________________________________
Um restaurante que promete bombar esta semana é o Laurent, que acabou de ser reformado e passou a ser administrado pelo grupo Paris Society. Conhecido como um restaurante para almoços de homens de negócios, agora ganhou nova decoração, menu assinado pelo chef Mathieu Pacaud, com um terraço superagradável e dois andares. À noite, o jantar é sempre muito animado, com gente bonita que adora fazer a festa.
Restaurant Laurent
41, Avenue Gabriel – 75008 – Paris
______________________________________________________________________________________________________
Visite também www.parisporpaulopereira
@parispopaulopereira
_____________________________________________________________________________________________________