numero:✓ Nos consultórios cariocas, fala-se mais no sonho dos tratamentos à base de psicodélicos do que no Rivotril. “Há de chegar”, brinca um psicanalista.
numero:✓ Dois em um: “Ana Cañas canta Belchior” no Circo Voador, na Lapa, neste sábado, a partir das 21h, dividindo a noite com show de Chico Chico, que apresenta seu álbum “Pomares”.
numero:✓ Fim de semana com sol entre nuvens, mas sem asfalto molhado: dá pra botar o corpinho pra jogo, com a magia do movimento. Rsrsrsrsrs.
numero:✓ Depois de passar pela Europa, Castello Branco traz a turnê “Partilha”, em parceria com Zélia Duncan, Duda Beat e Rubel, no Teatro Cesgranrio, no sábado, às 20h.
numero:✓ A quem aí fica triste com qualquer bobagem, deixe de vaguice: pense nos presos do 8 de janeiro!
numero:✓ Djonga, Tasha & Tracie, MV Bill e TZ da Coronel são algumas das atrações do Festival Faixa Preta, na Praça da Apoteose, no sábado, a partir das 15h.
numero:✓ Do @sensacionalista: “STF autoriza acampamento de golpistas do 8/1 na cadeia por até 17 anos”.
numero:✓ Gustavo Mioto recebe Belo, Ana Castela e Kvsh para a edição carioca de “Solteiro não trai”, no sábado, às 20h, na Jeunesse Arena, na Barra.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Com o anunciado posicionamento do Ministério Público Federal a favor do pedido do fim de medidas cautelares impostas a Sérgio Cabral, a tornozeleira eletrônica do ex-governador já é disputada pelas principais casas de leilões do Rio”.
numero:✓ Nando Reis comemora seus mais de 40 anos de carreira, cantando seus hits na Ribalta, na Barra, nesta sexta, a partir das 22h30.
numero:✓ Dica do fimde: “Não trate como “Pequeno Príncipe” quem te trata como Maquiavel”. Sobre o advogado Hery Kattwinkel, que, no STF, atribuiu a frase “os fins justificam os meios” a Exupéry (“O Pequeno Príncipe”) e, depois, a Maquiavel (“O Príncipe”), e ainda chamou Pôncio Pilatos de Afonso Pilatos. Seu cliente foi condenado a 14 anos de prisão.
numero:✓ A Orquestra Maré do Amanhã apresenta o “Concerto de primavera”, com músicas de nove países diferentes, no Teatro EcoVilla Rihappy, Jardim Botânico, no domingo, às 11h.
numero:✓ De Tutty Vasques: “The Brazilian fugitive: capturado na Pensilvânia, depois de 14 dias de caçada cinematográfica, o brasileiro Danilo Cavalcanti, fugitivo do presídio de Chester County, é decerto o assunto do dia nas linhas de montagem das séries documentais produzidas pelos grandes streamings dos EUA”
numero:✓ A Orquestra Petrobras Sinfônica, com participação dos pianistas Cristian Budu e Gustavo Carvalho, apresenta obras de Poulenc e Brahms, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, na Sala Cecilia Meireles, na Lapa, no sábado, às 16h.
numero:✓ De @OCriador: “Às vezes, paro e lembro: foi realmente necessária muita Fé para crer na mandinga que cantar o hino, na frente do quartel, por 72 horas, mudaria as coisas”.
numero:✓ Oswaldo Montenegro faz show com orquestra em novos arranjos para músicas conhecidas, no sábado, às 21h, no Qualistage, na Barra.
numero:✓ “Rita e Raul no reino do rock’n roll” – Aline Lessa, Luiz Lopez, Lancaster, Allyson Alves e Kelder Paiva fazem homenagem a dois grandes nomes do rock nacional, Rita Lee e Raul Seixas, no Teatro Rival, na Cinelândia, no sábado, às 19h30.
numero:✓ A Hípica, na Gávea, recebe a Copa Sabemi, competição com 190 cavaleiros, até domingo, das 9h às 19h, como publicado aqui. No sábado, show de Mart’nália, às 20h30.
numero:✓ Três em um: ópera, cinema e passeio no parque. Assim será o Festival Ópera na Tela, a partir de sábado, no Parque Lage, com um telão gigante nos jardins, mostrando espetáculos encenados em prestigiadas casas de ópera do mundo. A programação está aqui.
numero:✓ No teatro, “60 dias de neblina” tem direção de Beth Goulart e texto de Renata Mizrahi, com Juliana Didone falando sobre os desafios da maternidade, inspirado no livro homônimo de Rafaela Carvalho, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ A comédia “Os emocionados apocalípticos” celebra a diversidade com performances de arte drag, burlesca, números musicais, paródias, stand up, humor nonsense e improviso, no Teatro Municipal Café Pequeno, Leblon, no sábado, às 20h
numero:✓ Como publicado aqui, Bruno Fagundes e Reynaldo Gianecchini, além de 10 atores, entram em cartaz com “A herança”, peça com seis horas de duração, dividida em duas sessões, na versão brasileira do premiado espetáculo da Broadway “The Inheritance”. A direção é de Zé Henrique de Paula. No Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea. Parte 1, de quinta a sábado, às 19h, e domingo, às 20h.
numero:✓ Com direção de Leticia Guimarães, o grupo Teatro de Anônimo apresenta “Kabaret karióka”, uma celebração ao Rio, no Sesc Copacabana, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ Vilma Melo interpreta várias mulheres pretas no monólogo “Mãe de santo”, escrito a partir de textos da filósofa Helena Theodoro, com direção de Luiz Antônio Pilar, no Teatro Glauce Rocha, Centro, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Como costumamos dizer, de abstinência de arte o carioca não padece. O fimde está uma verdadeira maratona, tanto pra quem ama arte quanto para quem apenas quer ver e ser visto. Até domingo, a Marina da Glória vira um formigueiro com gente de todo canto para saber o que tá rolando por aí nas 75 galerias espalhadas em estandes, além das atrações ao ar livre, workshops etc.
numero:✓ O Solar dos Abacaxis (que também está na Marina) inaugurou oficialmente sua nova sede no número 48 da Rua do Senado, nesta sexta, publicado aqui, mas com festa ao público no sábado, pela coletiva “Vida transbordante e os desejos do mundo”, e música do coletivo Escola dos Mistérios, oficinas e visitas guiadas, do meio-dia às 2 da manhã.
numero:✓ Até domingo, o Aterro do Flamengo vai ser ocupado pelo evento “Ar Livre – Arte Livre”, da franco-libanesa Amanda Abi Khalil, com instalações, oficinas e apresentações gratuitas entre o Teatro de Arena e o Coreto Modernista. Saiba os detalhes aqui.
numero:✓ Também começou a 1ª edição da Bienal Rio de Arte e Tecnologia, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, com 66 obras de artistas de 30 países sobre os temas “a nova estética” e a “supercriatividade na era da Inteligência Artificial”. Destaque para seis instalações interativas, entre elas uma escultura do holandês Theo Jansen, que chega ao Brasil pela primeira vez, simula um esqueleto que se move sozinho, por energia eólica.
numero:✓ As feiras livres também parecem ser um dos programas prediletos, como a Carioquíssima, com barracas, DJs e música ao vivo comemorando 9 anos, na Praça do Lido, em Copa, sábado e domingo, das 13h às 21h.
numero:✓ Novidade em Botafogo: a Casa de Osório, onde morou General Osório, abre as portas para mais de 70 marcas de moda, arte e bem-estar, com gastronomia e Quartinho Jazz nos jardins (Rua São Clemente 175), sábado e domingo, das 13h às 19h.
numero:✓ Se nada acima atrai você, apele para o cinema ou inclua uma sessão na programação! “Estranha forma de vida” é o novo curta de Pedro Almodóvar, com Pedro Pascal e Ethan Hawke (ex-amantes). Depois de uma tarde de intimidade, eles têm uma revelação, e um crime local sugere que o encontro dos dois vai além de uma viagem para reavivar a memória. “A noite das bruxas” é a nova adaptação de Agatha Christie, dirigida por Kenneth Branagh; tem também “Oldboy”, longa coreano de Park Chan-Wook, de 2005, que volta em versão restaurada. Para mais gêneros, salas e horários, clique aqui.
numero:✓ Até domingo, acontece a “Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado”, no CCBB, com os vencedores dos Kikitos de Melhor Filme de 2018 e 2022. Programação e ingressos aqui.
numero:✓ Gastronomia de subúrbio? Temos. A Feira das Yabás vai estar na Praça da Pira, ao lado do CCBB, neste sábado, a partir do meio-dia, com culinária afro-carioca, samba por Marquinhos de Oswaldo Cruz com participação de Tia Surica, as Matriacas e Velha Guarda do Império Serrano, às 14h.
numero:✓ O Circo Voador recebe o “Festival do MST”, pelos cinco anos do Armazém do Campo, espaço cultural e de venda de produtos agroecológicos, com feira de produtores, teatro, debates e outras atividades, além de apresentações musicais, como Forró de Pife (sex, às 23h) e Trio Xamego Delas (sáb, às 11h30).
numero:✓ Pequenos produtores se encontram para o “25° Festival do Café”, no Museu da República, no Catete, sábado e domingo, das 10h às 18h.
numero:✓ Para refletir: “Ser mulher é inventar coisas. Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna”. De Orson Welles.