A Prefeitura do Rio marcou para o dia 17 de outubro o leilão da histórica casa de Afonso Arinos, na Rua Dona Mariana, em Botafogo, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13/09). O lance mínimo é de quase R$ 10 milhões (R$ 9.720).
Abandonado nos últimos anos, o imóvel foi tombado pelo município depois da morte do jurista, em 1990, por seus valores históricos, arquitetônicos e literários. O primeiro morador foi o Presidente Rodrigues Alves, pai de Anna Guilhermina, mulher de Afonso Arinos. A casa também foi cenário de muitos trabalhos da Constituinte de 1988, coordenados por Arinos. Sua biblioteca guarda volumes históricos do Direito no Brasil e internacional, além de outras obras raras.
Regina Chiaradia, presidente da Associação de Moradores de Botafogo, lamentou que a Prefeitura não mantenha a casa e a revitalize para uso da população. A Associação, que chegou a tentar salvá-la, espera que o próximo dono seja alguém que tenha apreço ao patrimônio e queira recuperá-lo.
A Prefeitura já tinha anunciado a intenção de vender a casa desde 2021, junto de outros 44 prédios e terrenos públicos. A intenção é melhorar o caixa da Administração Municipal, deixando a iniciativa privada cuidar desses espaços.