Com a ideia de entrar no calendário fixo de mostras do Estação NET, a rede de cinemas começa a exibir, nesta quarta (06/09), uma programação sobre o Cinema Noir, um dos mais influentes períodos da história da sétima arte. A mostra começa com uma abertura de gala às 20h50, com “Pacto de Sangue”, de Billy Wonder. Até a próxima semana (13/09), 14 títulos do cinema norte-americano estarão em cartaz.
Na curadoria está Gabriel Carvalho, de apenas 23 anos. Ele conta que a ideia surgiu do entusiasmo que percebeu no público com os clássicos. Em maio, trouxe Chaplin e Goudard para a telona e diz que foi um estouro.
Para a mostra, ele selecionou um filme por diretor, com a intenção de mostrar a efervescência da produção da época. Em comum, conta que todos carregam o sentimento dos Estados Unidos pós-Segunda Guerra, traduzido em uma estética de suspense.
Alguns dos filmes em preto e branco ganham um charme a mais, com exibições à meia-noite, ao melhor estilo noir. As sessões serão nos cinemas de Botafogo e da Gávea. A programação completa pode ser encontrada nas páginas oficiais do grupo Estação.