Nesta quinta (24/08) começa a “Mostra LC Barreto: 60 anos filmando o Brasil”, com 25 títulos da produtora dos sócios e casal Lucy e Luiz Carlos Barreto, no Estação Net Botafogo, até o dia 3 de setembro. Mas, neste sábado (26/08), será especial, com sessão de “Ele, o Boto” (1987), com a presença do próprio Barretão — assíduo do Estação —, além de Walter Lima Jr., o diretor, e de Dira Paes, atriz que estreou no cinema exatamente neste filme.
Nos 10 dias de evento, envolvidos com outros títulos da produtora também vão participar da mostra. Também faz parte uma exposição com pôsteres, fotos, documentos, troféus, diplomas, discos, entre outros que ajudam a contar uma parte da história da LC, no hall do cinema. A abertura da quinta é com “O beijo no asfalto” (1981), de Bruno Barreto, às 18h20; seguido de “Dona Flor e seus dois maridos” (1976), também de Bruno Barreto, às 20h. Promete.
A LC Barreto, que tem mais de 150 filmes do catálogo (dois deles finalistas ao Oscar, “O que é isso, companheiro?” e “O quatrilho”), comemora 60 anos em 2024, com retrospectivas no Lincoln Center (Nova York) e homenagens desde o Festival de Cannes até a cinemateca de Portugal, passando pelo Festival de Berlim.