Nesta quarta (16/08), o Rio foi anunciado integrante da “World Cities Culture Forum”, rede global de liderança com mais de 40 cidades criativas dos seis continentes (Londres, Paris, Nova York, Tóquio, Buenos Aires, Lagos, Brasília e São Paulo). O Rio, conhecido como vitrine cultural, vai contribuir em políticas públicas para o setor – a secretaria municipal de Cultura está reformando, recuperando, modernizando e requalificando 55 equipamentos (teatros, cinemas, lonas, tendas, espaços similares etc.) com investimento de R$ 75 milhões.
Por exemplo, o cenário natural é um ativo econômico por si – no ano passado, foram mais de sete mil filmagens de audiovisual, o mesmo número de Madri e, em Paris, foram 10.800. Ao todo, 53 longas e 66 séries foram rodados no Rio em 2022, totalizando 7.174 dias de filmagem. No primeiro trimestre de 2023, já foram 2.213 dias de filmagens na capital.
O próximo encontro anual do “World Cities” será em São Paulo, de 25 a 27 de outubro, com autoridades governamentais e lideranças culturais, que deverão vir ao Rio em seguida para estreitar relações e fazer parcerias. “A cultura é o destino do Rio. Somos uma cidade única: o erudito e o popular, o histórico e o contemporâneo convivem lado a lado, em todas as regiões. É hora de nos afirmarmos como a cidade de cultura do Brasil e, por que não, do mundo?”, diz Marcelo Calero, secretário da pasta.